Mediastino linfoma em gatos

linfoma de mediastino é uma forma de linfoma que ocorre comumente em gatos. Esta forma de linfoma é responsável por aproximadamente um terço de todos os cânceres diagnosticados em gatos. Linfoma é também conhecido como linfossarcoma e pode desenvolver-se a partir do tecido linfóide , que se encontra em muitas áreas do corpo , tais como o fígado , pele e os rins . Identificação

linfoma de mediastino é também conhecido como linfoma tímico. Isto é porque se desenvolve no timo , que está localizado na cavidade torácica do gato . O timo é encontrado entre os gânglios linfáticos do mediastino anterior e os pulmões. Linfoma de mediastino é maligno (câncer) e podem necessitar de tratamento se o gato é sobreviver .

Sintomas

Os sintomas associados com linfoma de mediastino em gatos podem incluir tosse excessiva e dificuldade em respirar , que é conhecido como dispneia . Os gatos também podem sofrer com os sintomas mais gerais de câncer que podem incluir letargia , febre, depressão e anorexia.
Causas

linfoma de mediastino é mais comum em gatos que testam positivo para o vírus da leucemia felina ou FeLV . De acordo com CatWorld.com , gatos que têm FeLV são 60 vezes mais propensos a desenvolver linfoma. Linfoma de mediastino é mais comumente visto em gatos jovens (2 a 3 anos de idade ), que são FeLV positivo. Outra causa de linfoma em gatos está vivendo em uma casa onde as pessoas fumam . Gatos que são expostos à fumaça diariamente são duas vezes mais propensos a desenvolver linfoma como os gatos que não são expostos à fumaça . Esta condição não é raça específica e homens e mulheres são igualmente afetados .
Diagnóstico

A fim de diagnosticar o seu gato com linfoma de mediastino , o veterinário pode realizar um exame e tomar uma história clínica detalhada de seu gato. Os testes de diagnóstico , tais como a CBC ( hemograma completo ) pode ser feito, bem como um perfil bioquímico e urinálise . Um teste pode ser feito para determinar se o seu gato é positivo para o vírus FeLV . Raios-X e uma ecografia abdominal também pode ser realizada em seu gato , bem como uma biópsia ou aspirado por agulha fina para confirmar o diagnóstico de linfoma.
Tratamento

o tratamento para o linfoma de mediastino pode envolver cirurgia para remover o tumor. Isso só é feito nos casos em que a tumor está em uma área acessível. A quimioterapia é o tratamento mais comumente para esta condição. Os gatos geralmente tolerar a quimioterapia bem, embora , pode causar efeitos colaterais, como anorexia e fadiga.
Prognóstico

O prognóstico para gatos com linfoma de mediastino é em grande parte dependente do localização do tumor e a gravidade da doença . Outros fatores podem incluir , se o gato é FeLV positivo, ou a resposta que o gato tem a quimioterapia ou outros tratamentos.