Doença de FIP em gatos

peritonite infecciosa felina é uma doença que é o resultado de uma estirpe de vírus conhecido como o coronavírus felino . A maioria das cepas dos coronavírus felinos não causam doença. No entanto , a University College of Veterinary Medicine site Cornell relata que mais de 10 por cento dos gatos infectados desenvolvem uma forma grave de vírus . Quando o vírus sofre mutações , as células brancas do sangue são afetados e portadores do vírus em todo o corpo do gato . Conforme a doença progride , é letal em felinos afetados. Risco

gatos de qualquer idade podem contrair a doença . Felinos que possuem um sistema imunológico fraco , como gatinhos, gatos com o vírus da leucemia felina e gatos mais velhos , são suscetíveis a peritonite infecciosa felina . Os gatos que entram em contato próximo com outros gatos , tais como aqueles em um abrigo de animais , também são vulneráveis ​​a contrair a doença.

Um felino fêmea infectada pode transmitir o vírus para seus filhotes. O coronavírus está localizado na saliva e resíduos de produtos durante o período de infecção . Quando um gato está infectado , ele pode espalhar a doença para outros felinos através do contato direto ou contato com fezes .
Sintomas

gatos que foram expostas ao vírus pode não demonstrou quaisquer sintomas claros . Depois de ter sido exposta ao vírus , um gato pode desenvolver peritonite infecciosa felina anos mais tarde .

Dois tipos da doença são secos e molhados . Com o tipo molhado da doença , os sintomas incluem líquido no peito ou no abdômen , juntamente com dificuldade para respirar . Os sintomas da forma seca não são tão pronunciados e desenvolver mais lentamente . Indicações de a forma seca da doença incluem perda de peso , febre e insuficiência hepática , que também podem ser sinais de outras doenças .

Outros sintomas de FIP podem incluir perda de apetite , gengivas pálidas , icterícia , convulsões e anormalidades do olho.
Diagnóstico

Não existe nenhum teste para diagnosticar a doença. A única maneira definitiva para detectar a doença é através do exame de tecidos na autópsia . No entanto, um veterinário pode fazer um diagnóstico confiável através de uma avaliação, incluindo o exame de fluido. Os exames que podem ajudar um veterinário para fazer uma determinação da doença incluem raios-X de tórax e abdômen e um exame de urina .
Tratamento

Não existe cura para o felino peritonite infecciosa como a doença é letal. O tratamento é voltado para proporcionar um alívio temporário através de esteróides , suplementos vitamínicos e antibióticos. Um gato também pode ser tratada através da drenagem do líquido acumulado ou transfusões de sangue.
Prevenção /solução

Para melhor prevenir peritonite infecciosa felina , limpar a caixa de areia diariamente e não coloque caixas de areia perto de pratos de comida e água . Regularmente desinfectar a caixa de areia . Felinos recém-adquiridas que podem ter o vírus devem ser mantidos separados dos outros gatos.

A Cornell University College de Medicina Veterinária site relata que uma vacina existe para a doença, mas a sua eficácia é duvidosa como a Associação Americana de Feline O Painel Consultivo Praticantes Feline vacina não apoiá-la.