Estágios da Doença Renal Feline

Apesar de algumas doenças renais felinas ocorrer de repente , é comum para a doença renal para ocorrer em etapas ao longo de um período mais longo de tempo. A Renal Interest Society International ( IRIS ) , uma organização dedicada a estudar a doença renal em pequenos animais , definiu quatro estágios da doença renal crônica estável ( também conhecida como insuficiência renal) em gatos. Fase 1

No "em risco" fase , os rins de um gato produzem urina com um desequilíbrio de creatinina no sangue que ainda está dentro dos níveis aceitos. Nesta fase, pode não haver outros sintomas de doença renal crônica.
Fase 2

Um gato pode apresentar sinais leves de insuficiência renal em estágio 2 e um aumento na concentração de urina ( os níveis de creatinina podem ainda ser relativamente aceitável ) . Um veterinário pode realizar um exame físico ou de imagem digital de rins do gato para diagnosticar doença renal após a exclusão de outras possíveis causas deste desequilíbrio .
Fase 3

IRIS explica que , quando ocorre a fase 3 em doença renal , um gato experiências azotemia renal ligeira como creatinina continua a aumentar no sangue . Os sintomas clínicos podem permanecer neutro.
Estágio 4

No estágio final da doença renal , um gato irá experimentar azotemia grave , a condição em que os níveis de creatinina no sangue são anormalmente elevado . O gato vai apresentar sintomas identificáveis ​​de insuficiência renal , incluindo dor óssea, gastrite urêmica , anemia e acidose metabólica. Um veterinário deve tratar imediatamente o gato para a doença renal .