Saúde e fígado Problemas Cat

Além de metabolizar gorduras, carboidratos e proteínas , ajuda de um gato do fígado na digestão , lojas de minerais e vitaminas, e é responsável pela desintoxicação do organismo . Portanto, quaisquer problemas de saúde não tratados afetam o fígado pode tornar-se situações de vida ou morte . Mas os gatos são conhecidos por esconder suas doenças muito bem , e eles muitas vezes se tornam gravemente doente antes de o proprietário percebe que há um problema. Os sintomas de um problema de fígado Feline

Os sinais de um problema de fígado felino nem sempre são específicos da doença . O gato pode sofrer de vômitos e diarréia , o que pode significar uma infinidade de outros problemas de saúde . O gato pode perder o apetite eo peso . Ele pode estar sedento e urinar mais. No entanto , alguns gatos sofrer convulsões ou alterações comportamentais. O único sintoma específico do fígado que pode ocorrer é icterícia , em que a pele e membranas mucosas transformar um tom incomum de amarelo , o que indica que o fígado não está devidamente filtrar os resíduos do corpo .
Diagnóstico

por causa dos muitos sinais não-específicos de problemas no fígado , o veterinário pode ter que executar vários testes para descartar outras possibilidades. Por exemplo , convulsões ou alterações comportamentais poderia ser causado por problemas neurológicos ou materiais tóxicos . Um bom veterinário irá executar testes de sangue, incluindo um painel de química, testes de ácido biliares e testes de coagulação . O veterinário também irá provavelmente fazer um exame de urina , além de raios-X ou ultra-som , para verificar se há anormalidades físicas ou tumores .

Tipos

vários tipos diferentes de doença hepática pode afetar um gato. Lipidose hepática felina , ou fígado gorduroso , é uma condição na qual a gordura se acumulou no fígado. Se não for tratada , fígado gordo pode resultar em morte. Infecções do fígado e parasitas , como o verme de fígado , pode se tornar perigoso se for permitido para o progresso. Além disso , o gato pode estar sofrendo de doenças mais extremos, como insuficiência hepática, câncer ou tumores do fígado.

Tratamento

A maioria das doenças que afetam o fígado fazer não tem um tratamento específico. Uma vez que o fígado é um órgão tão importante , esta pode ser frustrante para o proprietário . Muitas vezes, o tratamento destina-se a fazer o gato confortável e tratar sintomas específicos que possam surgir. Isso pode significar mudanças na dieta, antibióticos para tratar infecções, e medicamentos anti-inflamatórios ou dor .

Em alguns casos, a internação com fluidos intravenosos e suplementação de eletrólitos é necessária. Alguns gatos podem ser capazes de passar por uma cirurgia , especialmente se houver um tumor acessível.

Prognóstico

Problemas hepáticos não são necessariamente fatal. O prognóstico varia com base na doença específica que afeta o gato e seu fígado. Por exemplo , os gatos com lipidose hepática pode se recuperar dentro de seis semanas após o tratamento , mas podem precisar de suporte adicional para vários meses. No entanto, cerca de 35 por cento dos gatos com doença do fígado gorduroso é provável que morrer com ele .

Alguns problemas, tais como uma infecção ou um verme de fígado , pode ser tratada com medicamentos , ea maioria dos gatos passar a viver normais , vidas saudáveis. Mas os gatos com doenças mais graves, como o câncer de fígado, pode ter um prognóstico mais grave em que a morte é inevitável.