Linfoma em Felinos

linfoma felino é uma condição que afeta os linfócitos de um gato , que são um tipo específico de glóbulo branco. As células tornam-se cancerosos , produzindo tumores nos nódulos linfáticos do animal . Existem quatro tipos diferentes de linfoma , caracterizadas pela sua localização no corpo do gato . Tipos

linfoma de mediastino afeta os pulmões , linfoma alimentar afeta os intestinos ou do trato gastrointestinal, e linfoma multicêntrico refere-se a tumores encontrados em vários lugares , como o baço , fígado e medula óssea. Linfoma extranodal é caracterizada por tumores na pele, rins ou na cavidade nasal.

Fatores de Risco

fatores sem raça definida , sexo ou idade indicam um risco aumentado de desenvolvimento de felino linfoma . No entanto , os gatos com o vírus da leucemia felina estão em um risco maior de desenvolver a doença.

Sintomas

sintomas do linfoma geralmente correspondem com a localização do tumores . Perda de peso, problemas respiratórios e perda de apetite são sintomas comuns .
Diagnóstico

Para diagnosticar o linfoma felino, um exame físico é realizado para verificar se há inchaço dos linfonodos . Ultra-sonografias irá revelar tumores em órgãos internos , e uma biópsia do tecido tumoral é feito.
Tratamento

A quimioterapia é geralmente a primeira linha de tratamento para linfoma felino, apesar de uma tumor facilmente acessado pode ser removido cirurgicamente.