Doença Renal Feline

doença renal

Feline é uma condição que afeta a função renal em gatos . A doença geralmente se desenvolve em gatos à medida que envelhecem . Como os rins perdem néfrons - as unidades responsáveis ​​pela eliminação de desperdícios - toxinas que normalmente são filtradas fora do corpo do gato começam a acumular-se e causar danos. Os primeiros sinais normalmente associados com a doença renal felina são o aumento da ingestão de líquidos do gato e um aumento da micção.
Rins

As funções primárias de rins são filtrar as toxinas para fora do corpo , para regular eletrólitos e urina , e para produzir eritropoietina ( o que ajuda a criar medula óssea as células vermelhas do sangue ) e renina ( uma enzima de pressão arterial - regulação ) . Doença renal felina pode impactar todas estas funções . Os rins têm fortes capacidades reversíveis , por isso, quando os primeiros sinais de insuficiência renal aparecer , é provável que 60 por cento a 75 por cento do tecido renal já se deteriorou . Apenas cerca de 30 por cento da função renal é necessário para os rins a funcionar normalmente .
Sintomas

Além de sede excessiva e urinar , mais tarde, os sintomas da doença renal felina pode incluir vômitos , emagrecimento , perda de apetite e de peso, que lambe os bordos , constipação, engasgos, pelagem pobre , náuseas, fraqueza, letargia , úlceras, halitose , depressão, convulsão e , nos últimos estágios da doença , coma. É pouco provável que todos os sintomas estarão presentes em gatos afetados .
Diagnóstico

Se forem observados esses sintomas , o seu gato deve ser avaliada por um médico veterinário. É provável que os testes de sangue e urina serão realizadas . Um tipo comum de exame de sangue é a dosagem de uréia ( BUN) , uma substância química produzida no fígado , que aumenta à medida que a função renal não . Altas quantidades de phosophorus ou creatinina no sangue também pode indicar insuficiência renal . Os testes de urina focar sinais de infecção , a capacidade de concentração ( os gatos afetados pela doença renal felina são incapazes de concentrar a urina quando eles se tornam desidratados ) e perda de proteínas. Outros métodos de avaliação do rim incluem ultra-sons e raio- X . Os rins de gatos com insuficiência renal são muitas vezes de forma irregular e subdimensionado.
Crônica vs. aguda

A insuficiência renal crônica é uma doença progressiva e irreversível. Enquanto os sintomas podem parecem surgir do nada, isso é porque os gatos podem esconder os sintomas anteriores , mais sutis da doença.
A insuficiência renal aguda é uma falha abrupta da função renal , e é muitas vezes associada a uma redução da produção de urina . Ela pode se tornar fatal de forma extremamente rápida , mas com a função renal tratamento veterinário adequado pode ser restaurado.
Tratamento

fluidos intravenosos são frequentemente utilizados no tratamento da doença renal felina. Para períodos mais longos de terapia , os fluidos podem também ser administrados sob a pele . A falta de potássio tem sido associada a doença renal felina , assim que uma dieta rica em potássio pode ser eficaz também.