Cães &; Carcinoma de células escamosas

O carcinoma espinocelular é um dos cânceres de pele mais comuns em cães , e é mais comumente encontrada em cães cerca de 8 anos de idade . Presume-se ser causado por exposição à radiação ultravioleta do sol , carcinoma de células escamosas ocorre em ambas as lesões cutâneas , que são encontrados na pele e lesões subungueais , que se encontram por debaixo das unhas dos pés . Estes tumores são considerados invasiva , mas que geralmente não metastatizam até mais tarde no seu desenvolvimento . Embora qualquer diagnóstico de câncer pode ser assustador , no início , o tratamento agressivo pode levar a um bom prognóstico.
Freqüência
Poodles padrão são propensas a ambos os tipos de lesões .

As lesões cutâneas são mais comuns em cães mais velhos , especialmente os cães de caça , basset hounds e poodles padrão. Estas lesões mais comumente afetam a cabeça, orelhas , pés e abdômen , embora eles também podem ser encontradas no abdômen de cães de cor clara , como dálmatas e beagles por causa da cobertura de cabelo escasso nessa área. Lesões subungual são mais comuns em cães de cor escura , especialmente schnauzers , Kerry terriers azuis e poodles padrão , com as fêmeas sendo particularmente propensas .
Diagnóstico

O carcinoma espinocelular é diagnosticada através de uma combinação de achados clínicos e biópsia. As lesões cutâneas aparecem como levantadas , feridas irregulares que podem ser ulceradas , enquanto lesões subungueal pode mostrar -se como claudicação ou a perda da unha . Se o exame físico levanta suspeitas de câncer de pele , uma pequena amostra da lesão será levado para análise microscópica das células.
Tratamento

A remoção cirúrgica do tumor é necessário parar a disseminação de células malignas , e o local pode também ser tratado com radiação . Se o tumor maligno é avançado , a quimioterapia pode ajudar a parar o crescimento de células neoplásicas que podem se espalharam para os órgãos vitais . Se o tumor está estruturado de uma forma que torna a remoção completa de todas as margens impossíveis , o tratamento com piroxicam foi encontrado para ser um tratamento eficaz a curto prazo em alguns cães .
Prognóstico

o prognóstico para o carcinoma de células escamosas é bom , se o tumor for pego em seus estágios iniciais de desenvolvimento , especialmente quando a cirurgia é seguido com radioterapia. Os tumores no nariz tem um resultado ligeiramente menos favorável devido ao espaço limitado para a remoção cirúrgica completa mas ainda irá responder à radiação . Extremidades afetadas , como a orelha e cauda pode ser amputada , que de acordo com os veterinários Merck leads manuais para uma taxa de sobrevivência de um ano de 95 por cento .
Prevenção
Alguns cães não se importa vestindo roupas para protegê-los contra os raios ultravioletas .

Limitar a exposição do animal à luz solar pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de um tumor , mas porque os raios ultravioletas pode penetrar janelas , isto nem sempre é possível . Raças sem pêlos e cães de cor clara com casacos esparsas podem se beneficiar de uma aplicação liberal de protetor solar não tóxico durante os períodos de exposição prolongada ao sol , e alguns cães vão tolerar roupas leves , como uma T -shirt , para ajudar a bloquear os raios do sol . Quaisquer lesões de pele que podem surgir deve ser examinado por um veterinário , pois o tratamento precoce produz o melhor resultado .