Efeitos xilitol sobre Cães

O xilitol é um substituto do açúcar que aparece em doces, chicletes , pasta de dentes e produtos de panificação . É uma escolha popular para diabéticos e pessoas em dietas de baixo carboidrato porque faz com que pouco a liberação de insulina em pessoas . Infelizmente, é terrivelmente tóxico para cães e até mesmo em pequenas doses inferiores a 0,1 gramas de xilitol por quilograma de peso corporal de um cão requer tratamento de emergência.
Envenenamento

Os sintomas de envenenamento xilitol incluem dificuldades em pé ou andando , vômitos , convulsões e letargia . O início dos sintomas pode ocorrer tão rapidamente quanto 30 minutos após a ingestão . O tratamento para o envenenamento xilitol requer hospitalização imediata . Porque ele está agindo tão rápido, um artigo peer-reviewed em Medicina Veterinária não recomenda a indução do vómito e dando carvão ativado desde carvão ativado não absorve bem xilitol .
Hipoglicemia

Ao contrário humanos, os cães absorver xilitol bem e aos 30 minutos, o xilitol atinge níveis de concentração plasmática de pico. Isso faz com que uma enxurrada de insulina na corrente sanguínea do cão e do cão entra em hipoglicemia. O sangramento excessivo e hemorragias gastrointestinais aparecer após cerca de 72 horas , se o cão ainda está vivo. Se não for tratada , a hipoglicemia pode matar o cão . Mesmo que o tratamento é administrado , dado efeito rápido de xilitol , a hipoglicemia pode ser fatal.
Insuficiência hepática

Outro efeito do xilitol é lesão hepática grave levando à insuficiência hepática . Embora a razão exata por que xilitol destrói o fígado de um cão é desconhecido, ele adivinhou que Xylinol esgota um composto crucial no fígado que é necessário para o fígado a funcionar . Cães que conseguem sobreviver hipoglicemia podem morrer de insuficiência hepática , especialmente se não for tratada rapidamente. O veterinário de emergência necessita de monitorizar as enzimas hepáticas e deve dar protectores hepáticos e antioxidantes para envenenamentos em 0.5 mg /kg . Também pode ser necessário transfusões de sangue e plasma . Independentemente de saber se o cão apresenta sinais de hipoglicemia , o veterinário deve tratar para que , assim como para prevenir a insuficiência hepática.