Leiomiossarcoma em Cães

O leiomiossarcoma são tumores malignos que se formam a partir de tecido muscular liso por todo o corpo de um cão em vários locais , mas têm mais probabilidade de aparecer no trato gastrointestinal. A idade média para o diagnóstico é de 10,5 anos. Tratamento e prognóstico vai depender da localização dos tumores.
Diagnóstico

Você pode não ser capaz de dizer se o seu cão tem leiomiossarcoma a menos que o tumor está abaixo da pele e palpável. Caso contrário , o seu cão pode parecer letárgico, tem apetite pouco , diarréia, vômitos e perda de peso. O seu veterinário pode fazer um diagnóstico definitivo com o trabalho de laboratório , biópsias ou testes de diagnóstico. O leiomiossarcoma às vezes são descobertos durante outros procedimentos cirúrgicos.
Identificação

O leiomiossarcoma no trato gastrointestinal são os nós brancos que são firmes ao toque e têm vários pequenos lóbulos ( lobuladas ) . No sistema gástrico, leiomiossarcoma são redondos e lisos, com uma cobertura de muco -like. Se o leiomiossarcoma é no baço , pode causar leucocitose (elevada contagem de células brancas do sangue ) e anemia . O veterinário pode , por vezes, palpar o tumor do baço durante um exame físico .
Tratamento

O tratamento típico é a excisão cirúrgica do tumor e uma ampla faixa de tecido saudável circundante . O cirurgião tem de ter uma margem ampla , a fim de remover todas as células cancerosas . Com leiomyosarcomas de baço , o baço é geralmente removido. O baço filtra as toxinas e elimina células sanguíneas de idade , mas o fígado pode executar as mesmas funções . Se o tumor tem metástase (disseminação) para outras áreas do corpo, quimioterapia ou radioterapia pode ser ocasionalmente em opção. Geralmente, se a cirurgia não é uma opção, o veterinário irá sugerir cuidados paliativos para tratar os sintomas e aliviar o sofrimento do seu cão.
Gerenciamento da Dor

No passado , os veterinários tendem a negligenciar ou desconsiderar o manejo da dor para cães com diagnóstico de câncer . Essa atitude mudou, e agora o manejo da dor caminha lado a lado com o tratamento do câncer. Tumores gastrointestinais são extremamente provável que seja doloroso, por isso você deve pedir ao seu veterinário sobre as opções de alívio da dor , se ela não mencioná-los . Dependendo dos níveis de dor e progressão da leiomiossarcoma , o cão possa utilizar uma ou uma combinação de vários fármacos . NSAIDs (fármacos não-esteróides anti - inflamatórios como a aspirina ) ou Rimadyl são utilizados para a inflamação . Os esteróides podem ser prescritos para reduzir o inchaço e inibe os receptores de dor . Opióides são viciantes e, geralmente, não são utilizados a longo prazo . O seu veterinário pode dispensar opióides fracos após a cirurgia ou se o tumor está em um local particularmente doloroso . Medicamentos opióides fortes , como a morfina , são normalmente reservados para o conforto paliativo e usados ​​no fim da vida.
Prognóstico

O tempo médio de sobrevida após a cirurgia para os tumores gastrointestinais é de cerca de 22 meses e oito meses para leiomyosarcomas de baço . Quando os tumores estão sob a pele , o prognóstico é excelente , e que o cão geralmente sobrevive vários anos após o tratamento . Leiomiossarcomas do fígado são as mais graves . O cão vai rapidamente degeneram e morrem geralmente dentro de uma questão de semanas. Alguns veterinários recomendam a eutanásia imediatamente se o leiomiossarcoma é no fígado . Outros vão oferecer alívio da dor , medicamentos anti -náusea e cuidados de suporte para reduzir os sintomas . Raramente um veterinário sugerir a cirurgia para extirpar um leiomiossarcoma no fígado. A cirurgia muitas vezes se torna mais traumático do que benéfico para o cão, sem aumentar as chances de ele sobreviver por mais tempo.