Estranhos animais da Amazônia

O rio Amazonas é o maior rio da Terra e pode ser de 25 milhas de largura , durante a estação chuvosa. Ela drena a maior parte do norte da América do Sul e 20 por cento da água que flui para o mar a partir de rios vem apenas da Amazônia. A bacia do rio e das suas florestas circundantes são o lar de um terço das espécies animais na planta. Seus habitantes estranhos incluem raios de água doce picada e peixes chatos , bem como golfinhos e lontras gigantes. Novas espécies são descobertas a cada ano na bacia amazônica .

O golfinho do rio Amazonas ou boto ( Inia geoffrensis ) vive somente na água doce do rio Amazonas . É de coloração rósea , com uma pequena barbatana dorsal e pode virar o pescoço em 180 graus . Os adultos podem ser de 9 metros de comprimento e pesar 350 £ . Golfinhos do rio Amazonas se alimentam de peixes, crustáceos e tartarugas do rio.

O pirarucu ( Arapaima gigas ) é o maior peixe do rio Amazonas e pode crescer a 8 metros e pesar mais de £ 400 . É considerado um fóssil vivo porque não tem parentes vivos mais próximos e tem características primitivas, como uma cauda de lobo -like. A evidência fóssil mostra que ele viveu na região amazônica desde a era Jurássica. Ele é capaz de respirar ar e cuida de seus filhotes na boca. Pirarucus estão ameaçados pela sobre- pesca , porque eles vêm à superfície para respirar e são facilmente encontrados por pescadores.

O peixe candiru são um grupo de pequenos peixes parasitária que vive no rio Amazonas. Alguns, como Vandellia cirrhosa , são capazes de apresentar na uretra humana e viver lá , causando grande dor para o anfitrião. Os povos locais que vivem à beira do rio são muito cuidado para nunca urinar diretamente no rio . Há um número de diferentes espécies de candiru mas nenhum ficar mais de seis polegadas.

A enguia elétrica ( Electrophorus electricus ) não é um verdadeiro enguia , mas um peixe faca. Ela pode crescer até 6 metros de comprimento e pesar 40 quilos e é capaz de entregar um choque elétrico de 500 volts , forte o suficiente para matar um homem adulto. Enguias elétricas vivem em pântanos e canais lentos no rio Amazonas e comer peixes e outros animais de pequeno porte.

A lontra gigante Amazon ( Pteronura brasiliensis ) é a maior lontra no mundo e pode ser de 7 metros de comprimento e pesar 100 quilos. Ele vive na Amazônia e Orinoco Rivers. A espécie tem sido muito caçados por sua pele e agora está em perigo. Só pode haver cerca de 5.000 lontras gigantes deixadas na natureza. Vivem em grupos familiares e são muito vocal , produzindo guinchos , rosnados e arrulhos . Ariranhas comer peixe , especialmente o peixe-gato , bem como crustáceos .