Como posso saber se minha égua está grávida

? Enquanto determinar se uma égua está grávida é uma parte muito importante de criação de cavalos , ele pode ser relativamente difícil de realizar. A maioria das éguas mostrar alguns sinais físicos de gravidez até o final do processo. Qualquer detecção precoce da gravidez requer as habilidades de um veterinário para ter certeza de que a inseminação pegou . A detecção precoce da gravidez é importante não só para aproveitar ao máximo a época de reprodução , mas também para obter aviso prévio se uma égua está grávida de gêmeos , que pode ser uma situação problemática . Os primeiros sinais

Uma das chaves para o estabelecimento de gravidez precoce por sua égua é saber quando ela foi produzida . Se você acompanhou a criação e fez nota de quando ela ocorreu , você terá uma idéia melhor de quando certos testes podem ser realizados para verificar se há gravidez. O método mais confiável no início de detecção para cavalos é ultra-som. Em alguns casos , um veterinário pode confirmar a gravidez pela utilização de um ultra-som tão cedo quanto 10 a 11 dias após a ovulação . No entanto, a maioria dos veterinários preferem esperar pelo menos 13 a 15 dias após a ovulação antes de realizar uma ecografia. Os primeiros dias de gestação para um cavalo são tênues . Há uma chance de 10 a 15 por cento no primeiro mês que o corpo da mãe vai reabsorver o embrião . Recomenda-se frequentemente que a gravidez ser reconfirmada no 45, 60 e até 90 dias para ter certeza de que o potro em desenvolvimento não foi reabsorvido . A gravidez pode ser reconfirmada por palpação trans- retal ou ultra-som. Um veterinário deve executar qualquer procedimento para ter certeza da precisão dos resultados , bem como estar certo de que nenhum dano é feito para a égua .

Twins

Não só com a finalidade de seu programa de melhoramento genético , mas também para a saúde da mãe e potros , é importante para descobrir se a égua está grávida de gêmeos , como no início da gravidez possível. Isso seria feito por ultra-som em 14 a 16 dias após a ovulação. A gravidez gemelar apresenta vários riscos. Um ou ambos os embriões são reabsorvidos pelo organismo da égua dentro dos primeiros 60 dias de 95 por cento das gestações . Deixá-los reabsorver naturalmente pode danificar a possibilidade de conceber a égua novamente durante essa época de reprodução e ter uma gravidez normal. Poucos embriões gêmeos sobreviver passado 50 dias no útero , e daqueles que o fazem, muitos vão abortar espontaneamente em torno de seis a oito meses . É a pequena percentagem que sobreviver a esta , é excepcionalmente raro que dois potros saudáveis ​​para nascer. A probabilidade de um ou outro sobrevivente é slim , mas se um, ou mesmo ambos , se sobreviver , é provável que o potro será pequeno e fraco.
Último trimestre

O último trimestre é quando as mudanças físicas começam a tornar-se óbvio. É neste momento que você vai notar o alargamento da barriga da égua e uma diminuição nos níveis de atividade . Nas poucas semanas finais da gravidez, você vai notar a "gota ", potro muito semelhante a mulheres grávidas. O úbere da égua não vai começar a aumentar até que as duas últimas semanas de gravidez, com as tetas preenchendo na última semana e começa a secretar fluido.