Blue Poison Dart Frog &Fatos interessantes

O sapo dardo azul veneno ( Dendrobatus azureus ) é azul brilhante , mas só foi descoberto em 1968 na América do Sul . É também conhecido pelo seu nome local Okopipi . O dardo sapo azul veneno é venenoso em estado selvagem , mas perde seu veneno em cativeiro. Os parentes próximos são usadas por índios da Amazônia para fazer um veneno para seus dardos maçarico . Um programa de reprodução em cativeiro de sucesso ajudou a proteger as espécies em estado selvagem , mas ainda é um dos mais raros e mais ameaçados das rãs venenosas . Descrição

O dardo sapo azul veneno é brilhante, cobalto ou azul safira com mosqueados preto e ocasionalmente brancas. Ela cresce em cerca de dois centímetros de comprimento e tem uma corcunda característica de volta. Os pés têm quatro dedos unwebbed com ventosas nas extremidades. As fêmeas são ligeiramente maiores e mais gorda do que os machos . Sua pele contém alcalóides venenosos .
Habitat

A espécie é encontrada em manchas de floresta cercada por pastagens relictual em Sipaliwini área de cerrado do sul do Suriname e do Brasil. Acredita-se que ficaram presos nessas áreas como a floresta original se transformou em pastagens durante a última era glacial. Dentro da floresta o dardo sapo azul veneno é encontrado no chão da floresta . Ele freqüenta áreas úmidas próximas a córregos , mas é um nadador pobre e nunca é encontrado na água.
Comportamento

sapos adultos são ativos durante o dia e os machos são agressivos uns com os outros , defendendo pequenos territórios . Machos e fêmeas podem fazer um barulho chamado macio e os machos foram conhecer a lutar por territórios . As fêmeas colocam um pequeno lote de até 10 ovos em musgo úmido ou em um log. O macho então defende os ovos e os mantém úmido com urina. Quando os ovos eclodem ele carrega os girinos para uma piscina de água em suas costas. A fêmea põe ovos não fertilizados neste pool para alimentar sua prole .
Food

Azul veneno sapos comem principalmente insetos, como besouros, cupins , lagartas e formigas , especialmente , embora eles também vão comer aranhas e artrópodes como woodlice . Os alcalóides venenosos em sua pele são absorvidos a partir de formigas. Em cativeiro, os sapos comem principalmente grilos e moscas da fruta e perde sua toxicidade .
Cativeiro

O Aquário Nacional, em Baltimore está liderando uma iniciativa para criar um auto-sustentável população cativa de rãs dardo azul veneno para evitar qualquer coleta de rãs selvagens para o comércio de animais. Eles devem ser mantidos em pares em um terrário fortemente plantadas não menor do que 10 litros e aspergidas diariamente com a água da chuva ou da torneira idade água para manter a umidade . Rãs venenosas azul são consideradas entre as mais fáceis sapos venenosos para manter em cativeiro , mas pode lutar se mais de dois são mantidos em um único tanque .