Um estômago animais que comem plantas Relva

Adaptações dietéticas permitir que os animais para sobreviver com os recursos disponíveis , explorando fontes de alimentos de origem animal ou vegetal . Herbívoros , ou animais que se alimentam de plantas, evoluíram para extrair uma grande quantidade de nutrientes dos alimentos relativamente pobres , como a grama. A maioria dos animais comedores de grama possuem um estômago com quatro cavidades que permite que o alimento passe lentamente através do trato digestivo , prolongando a extração de nutrientes. No entanto, algumas espécies usam um único estômago , compensando o baixo teor de nutrientes de sua alimentação , consumindo quantidades maiores. Panda gigante

Iconic e raro, o panda gigante ( Ailuropoda melanoleuca ) é uma das espécies mais antigas do urso, por vezes referido como um fóssil vivo . Conhecido pela sua admirável pelagem preto e branco , os pandas gigantes vivem nas florestas de bambu remotas da região central da China. Subsistindo principalmente em bambu , as maiores espécies de gramíneas , pandas contar com enormes quantidades de alimentos , a fim de sobreviver , às vezes consumindo mais de 30 quilos de brotos de bambu em um dia. Paradoxalmente, embora pandas são classificados como carnívoros , bambu compreende 99 por cento de sua dieta. Os biólogos evolucionistas não entendo por que a mudança foi feita para uma dieta baseada em vegetais quando pandas fisiologicamente são construídos de consumir carne , tendo apenas um estômago. Esta mudança para uma dieta pobre em nutrientes pode explicar a escassez da espécie, por afetar negativamente a freqüência reprodutiva e longevidade.
Red Panda

Encontrado na mesma faixa como o panda gigante, o panda vermelho ( Ailurus fulgens ) foi por muito tempo considerado um parente próximo do seu maior homônimo , mas o mapeamento genético recente mostra que eles estão mais estreitamente relacionadas com os guaxinins do que ursos. Alimentando principalmente em bambu, pandas vermelhos são incapazes de digerir efetivamente as folhas ricas em celulose e por isso só consomem os brotos e talos concurso. Tal como o panda gigante, eles precisam comer grandes quantidades , a fim de sobreviver , às vezes comer um terço do seu peso corporal em um dia, o processamento deste alimento através de um único estômago e trato intestinal longo .

coelho

Coelhos pertencem à família dos leporídeos , que inclui oito gêneros e 21 espécies . Eles são mamíferos herbívoros que subsistem em grande parte, na grama e outros elementos vegetais . Para digerir baixo em nutrientes , alimentação rica em fibras , tais como a erva, coelhos dependem de um complexo processo de alimentação dupla para extrair nutrientes. Uma vez ingerido, grama passa por seu single de estômago e está dividido em duas formas de fezes : Pelotas rígidos e fezes moles. As pelotas duras contêm fibras insolúveis e matéria vegetal não digerido , enquanto as fezes moles é uma massa de muco -like parcialmente digerido e altamente nutritiva que é prontamente consumido após a expulsão. Este processo maximiza a absorção de nutrientes ao diminuir a quantidade total de ingestão de alimentos necessários , de acordo com Peter R. Cheeke , autor de "Alimentação e Nutrição Coelho ".
Pika

Pikas ( Ochotona ) são pequenos mamíferos herbívoros que compreendem mais de 30 espécies . Moradia nos campos rupestres da América do Norte , Ásia e Europa , pikas são dependentes de grama para fornecer a maior parte de sua dieta. Devido ao seu alto metabolismo , eles se alimentam constantemente durante o verão , enquanto a colheita ea secagem grama para suas lojas de inverno. Como coelhos , que são um parente próximo , pikas dupla digerir os alimentos através de um único estômago , a fim de extrair a maioria dos nutrientes . Embora eles diferem dos coelhos, produzindo apenas um tipo de fezes , é prontamente comido e digerido novamente.