# >> Animal de estimação > >> Aves >> Saúde Pássaro
Em geral, os patos não são conhecidos por serem prejudiciais à saúde humana. No entanto, existem alguns riscos potenciais associados a patos e saúde humana que devem ser considerados:
1. Frie pássaro:certas cepas de vírus influenza (comumente conhecidas como "gripe ave") que afetam os patos podem ocasionalmente ser transmitidos aos seres humanos. Algumas cepas de gripe ave, como H5N1 e H7N9, podem causar doenças respiratórias graves em seres humanos e até levar à morte. Embora o risco de transmissão de patos para humanos seja geralmente baixo, as pessoas devem evitar o contato com patos doentes ou mortos e procurar atendimento médico se sofrerem sintomas semelhantes à gripe após a exposição a patos.
2. Alergias de lentilha:algumas pessoas podem experimentar reações alérgicas à lento, um tipo de planta pequena e flutuante que geralmente cresce em habitats de pato. As alergias de rodovias podem causar sintomas como espirros, olhos lacrimejantes, nariz escorrendo e coceira na pele. Pessoas com alergias conhecidas à lentilha devem tomar precauções para evitar áreas onde está presente a lento.
3 zoonoses:os patos podem abrigar vários microorganismos, incluindo bactérias, vírus e parasitas, que podem potencialmente causar doenças em humanos, se transmitidos. No entanto, a maioria dessas infecções é rara e requer contato próximo com patos ou fezes. Boas práticas de higiene, como lavar as mãos depois de lidar com patos ou estar em seu ambiente, podem ajudar a reduzir o risco de transmissão.
No geral, embora os patos sejam geralmente inofensivos para os seres humanos, é recomendável manter boas práticas de higiene e evitar o contato com patos doentes ou mortos para minimizar os riscos potenciais à saúde.