# >> Animal de estimação > >> Aves >> Saúde Pássaro
O pesticida que causou danos aos ovos da águia americana é dicloro-difenil-tricloroetano (DDT). O DDT era um inseticida amplamente utilizado em meados do século XX, particularmente na agricultura.
Efeitos nas águias carecas:
- Desbaste de casca de ovo: O DDT causou desbaste de casca de ovo nas águias, tornando seus ovos mais frágeis e suscetíveis à quebra durante a incubação. Isso levou a um declínio no sucesso reprodutivo das espécies.
- Reprodução reduzida: O acúmulo de DDT nas águias afetou seus hormônios reprodutivos e saúde reprodutiva geral, levando a uma diminuição no número de ovos colocados e nas taxas mais baixas de eclosão.
- Biomagnificação: O DDT é um poluente orgânico persistente (POP) que se acumula na cadeia alimentar, tornando -se mais concentrado em níveis tróficos mais altos. As águias carecas, sendo predadores de ápice, tinham altos níveis de DDT em seus sistemas.
- declínio da população: Como resultado desses impactos na reprodução, a população americana de águia careca diminuiu significativamente em meados do século XX, levando à sua lista como uma espécie ameaçada nos Estados Unidos.
O uso do DDT foi proibido ou severamente restrito em muitos países, incluindo os Estados Unidos, na década de 1970 devido aos seus efeitos ambientais prejudiciais. Consequentemente, as populações de águia careca se recuperaram e não são mais consideradas ameaçadas pelo DDT.