# >> Animais de estimação > >> Aves >> Suprimentos para aves
A forma e o design de uma asa permitem gerar elevação, a força que se opõe à gravidade e permite o vôo. Aqui está uma explicação simplificada de como uma asa funciona:
1. Princípio de Bernoulli :O princípio fundamental por trás da geração do elevador é o princípio de Bernoulli. Ele afirma que, à medida que a velocidade de um fluido em movimento (neste caso, ar) aumenta, a pressão exercida por esse fluido diminui.
2. forma de aerofólio :A asa é projetada com uma forma específica conhecida como aerofólio. Os aerofólios têm uma superfície superior curva e uma superfície inferior mais plana. Essa assimetria cria uma diferença na velocidade do ar e pressão acima e abaixo da asa.
3. fluxo de ar superior e inferior :À medida que a aeronave se move para a frente, a forma da asa faz com que o ar flua mais rapidamente sobre sua superfície superior curva em comparação com a superfície inferior. Essa diferença na velocidade resulta em menor pressão acima da asa e maior pressão abaixo da asa.
4. diferença de pressão :A diferença de pressão entre as superfícies superior e inferior da asa cria uma força ascendente líquida conhecida como elevador. O elevador atua perpendicularmente à direção do fluxo de ar e neutraliza o peso da aeronave, permitindo que ele permaneça no ar.
5. ângulo de ataque :O ângulo no qual a asa encontra o fluxo de ar que se aproxima é chamado de ângulo de ataque. Aumentar o ângulo de ataque geralmente aumenta a elevação, mas um ângulo muito alto pode levar a uma perda de elevação devido ao fluxo de ar turbulento.
6. design aerodinâmico :O design da asa também incorpora recursos como retalhos de asa e ailerons, que podem ser ajustados para controlar a elevação, aumentar a estabilidade e aumentar a manobrabilidade.
Em resumo, uma asa gera elevação moldando o fluxo de ar de uma maneira que cria uma diferença de pressão entre as superfícies superior e inferior da asa. A pressão mais alta abaixo e a menor pressão acima da asa resultam em uma força ascendente que se opõe à gravidade, permitindo que a aeronave voe.