Como saber se uma codorna é macho ou fêmea?

Existem várias maneiras de saber se uma codorna é macho ou fêmea.

1. Tamanho

Codornas machos são geralmente maiores que as fêmeas. Isto é especialmente perceptível nas espécies de codornas maiores, como a codorna bobwhite.

2. Plumagem

Codornas machos costumam ter plumagem mais vibrante do que as fêmeas. Isto é especialmente perceptível na época de reprodução, quando os machos exibem suas penas para atrair parceiras. Em alguns casos, a diferença na plumagem entre machos e fêmeas pode ser bastante dramática. Por exemplo, os machos do norte têm um padrão de cabeça preto e branco distinto, enquanto as fêmeas têm uma cabeça marrom mais suave.

3. Comportamento

Codornas machos são normalmente mais vocais que as fêmeas. Freqüentemente, eles gritam para atrair parceiros ou defender seu território. As codornizes fêmeas costumam ser mais quietas e só gritam quando estão em perigo.

4. Esporas

As codornizes machos têm esporas nas pernas, enquanto as fêmeas não. Essas esporas são usadas para lutar e defender seu território. As esporas das codornas machos podem ser bastante afiadas e causar ferimentos graves.

5. Genética

Em alguns casos, pode ser necessário examinar a genética da codorna para determinar seu sexo. Isso pode ser feito enviando uma amostra de sangue para um laboratório.

É importante notar que nem todas estas características estarão presentes em todas as espécies de codornas. Por exemplo, algumas espécies de codornas, como a codorna Gambel, não possuem esporas. Se você não tiver certeza de como saber se uma codorna é macho ou fêmea, é melhor consultar um especialista.