Como funcionam os microchips de localização para animais de estimação?

Os microchips de localização do PET, também conhecidos como tags de identificação de radiofrequência (RFID), são pequenos dispositivos eletrônicos implantados sob a pele dos animais para fins de identificação. Eles consistem em um pequeno chip de circuito integrado (IC) e uma antena, envolto em um vidro biocompatível ou material cerâmico. O Chip IC armazena um número de identificação exclusivo (UID) que pode ser lido por um scanner especial.

Veja como funcionam os microchips de localização para animais de estimação:

implantação: O microchip é implantado sob a pele do animal de estimação, geralmente entre as omoplatas, por um veterinário usando uma agulha especializada. O procedimento é rápido e relativamente indolor, semelhante a uma vacinação regular.

Número de identificação: Cada microchip possui um número de identificação exclusivo que é programado no chip IC durante a fabricação. Esse número é normalmente um código de 15 dígitos que consiste no código do país, código do fabricante e um número de série exclusivo.

tecnologia RFID: Os microchips de PET usam a tecnologia de identificação de radiofrequência (RFID) para se comunicar com scanners. Quando um scanner é passado sobre o microchip implantado, ele emite um sinal de radiofrequência. A antena do microchip pega esse sinal e o usa para alimentar o chip IC.

Transmissão de dados: O chip IC transmite o número de identificação exclusivo armazenado no microchip de volta ao scanner através da antena. O scanner exibe ou armazena o número de identificação para fins de identificação.

Registro: Os proprietários de animais devem registrar as informações de microchip de seus animais de estimação em um banco de dados ou organização de registro. Este banco de dados contém as informações de contato do proprietário e o número do microchip.

Reunindo animais de estimação perdidos: Se um animal de estimação perdido for encontrado, abrigos de animais ou clínicas veterinárias podem digitalizar o microchip para recuperar o número de identificação e entrar em contato com o proprietário registrado. Isso ajuda a reunir animais de estimação perdidos com seus proprietários e aumenta significativamente as chances de uma reunião bem -sucedida.

Os microchips de localização para animais de estimação são um método confiável e eficaz para identificação permanente para animais de estimação, ajudando na prevenção de roubo de animais de estimação e facilitando o rápido retorno dos animais perdidos a suas famílias, caso se perca ou se separem.