# >> Animais de estimação > >> Aves >> Aves de estimação
Falcon de Federigo é um conto escrito por Giovanni Boccaccio (c. 1313-1375) em seu decameron. É a quinta história do quinto dia.
A história se passa em Florença medieval, Itália, e conta a história de um jovem rico chamado Federigo, que está apaixonado por uma bela mulher chamada Giovanna, que é de maior status social que federigo. Federigo faz tudo ao seu alcance de convencer Giovanna de seu amor, até gastando todo o seu dinheiro com presentes luxuosos e organizando festas extravagantes em sua homenagem. Apesar de todos os seus esforços, Giovanna nunca retribui seus sentimentos, o que lhe causa dor emocional significativa.
Um dia, Giovanna e seus amigos decidem visitar a propriedade de Federigo. Quando chegam, descobrem que Federigo tem muito pouca comida para oferecê -los, pois ele gastou todo o seu dinheiro em cortejar Giovanna. No entanto, Federigo está determinado a fazer com que seus convidados se sintam bem -vindos, então ele mata seu valido Falcon e serve a eles.
Giovanna está impressionada com o gesto de Federigo e finalmente abre seu coração para ele, expressando seus sentimentos mútuos. Eles se casam e vivem felizes para sempre.
A moral da história é que o amor verdadeiro não é medido pela riqueza material, mas pela vontade de sacrificar e fazer compromissos. O comprimento extremo de Federigo para mostrar a Giovanna seu amor acabou conquistando -a, destacando o poder da devoção genuína.