# >> Animal de estimação > >> Aves >> Relativo à Birds
As culturas de grupos orientais, como as encontradas na Ásia, permitem o pensamento individual. Na verdade, muitas filosofias orientais enfatizam a importância da autorreflexão e do desenvolvimento pessoal. Contudo, é verdade que as culturas de grupo orientais tendem a colocar mais ênfase no coletivismo do que as culturas individualistas ocidentais. Isto significa que as culturas de grupo orientais valorizam o bem-estar do grupo como um todo em detrimento do bem-estar de qualquer membro individual do grupo. Como resultado, as culturas de grupo orientais podem desencorajar o pensamento individual que poderia perturbar a harmonia ou o consenso do grupo.
Aqui estão alguns exemplos de como as culturas de grupos orientais podem desencorajar o pensamento individual:
- Em algumas culturas asiáticas, é considerado rude expressar a própria opinião diante dos outros. Isto porque se acredita que a opinião do grupo é mais importante do que a opinião de qualquer membro individual do grupo.
- Em algumas culturas asiáticas, as crianças são ensinadas a obedecer aos mais velhos sem questionar. Isso porque se acredita que os mais velhos têm mais sabedoria e experiência do que os mais jovens e sabem o que é melhor para o grupo.
- Em algumas culturas asiáticas, espera-se que as pessoas se adaptem às normas e expectativas sociais. Isto porque se acredita que a harmonia social é mais importante do que a liberdade ou expressão individual.
É importante notar que estes são apenas alguns exemplos gerais de como as culturas de grupos orientais podem desencorajar o pensamento individual. Há uma grande variação nas culturas dos grupos orientais, e nem todas as culturas dos grupos orientais são iguais. Na verdade, algumas culturas de grupos orientais podem encorajar mais o pensamento individual do que as culturas individualistas ocidentais.