# >> Animais de estimação > >> Aves >> Relativo às aves
A vida útil de uma borboleta média varia muito, dependendo da espécie. Pode variar de apenas alguns dias a até um ano. De um modo geral, as borboletas que vivem em regiões tropicais têm vãos de vida mais longos do que aquelas que vivem em climas temperados.
Algumas borboletas de vida curta, como o Blue Pansy, têm uma vida útil média de apenas 1-2 semanas. Outras borboletas, como a borboleta monarca, podem viver por até 8 a 9 meses. A borboleta do rabo de andorinha do Tiger Oriental tem uma vida útil de 2-3 semanas, enquanto o almirante vermelho vive por cerca de 2 meses. A borboleta de capa de luto tem uma expectativa de vida de 10 a 12 meses, e a Lady Butterfly pintada pode viver até um ano.
Além das espécies da borboleta, o clima e o ambiente também desempenham um papel em sua vida útil. As borboletas que vivem em climas quentes e úmidos tendem a ter vida útil mais longa do que aquelas que vivem em climas mais frios e mais secos. As borboletas que têm acesso a muita comida e água também tendem a viver mais do que as que não o fazem.
O ciclo de vida de uma borboleta começa com um ovo. Os ovos eclodem em uma larva, ou lagarta. A lagarta cresce e mold sua pele várias vezes antes de formar uma crisálida. Dentro da crisálida, a lagarta passa por uma transformação em uma borboleta. Quando a borboleta é totalmente formada, ela emerge da crisálida e começa sua vida adulta.