# >> Animal de estimação > >> Aves >> Relativo à Birds
Tamanho e peso: Dodos era notavelmente maior que a maioria dos pássaros modernos. Um dodo adulto ficava em torno de 1 metro (3,3 pés) de altura e pesava aproximadamente 10 a 15 kg (22 a 33 libras). Seu peso pesado e tamanho grande contribuíram para a falta de voo, pois suas asas não eram fortes o suficiente para levantar seus corpos do chão.
ausência de vôo: Ao contrário de muitos pássaros existentes, os Dodos estavam sem voos. Suas asas haviam reduzido significativamente ao longo do tempo e foram usadas principalmente para equilíbrio e em confrontos intraespecíficos. Essa falta de voo os tornou vulneráveis a predadores e mudanças ambientais.
Estrutura do bico: Dodos tinha um bico distintamente grande e enganchado. A mandíbula superior do bico era maior que a mandíbula inferior e curvada para baixo. Este bico especializado foi adaptado para se alimentar de frutas e sementes encontradas no chão.
dieta: O pássaro Dodo tinha uma dieta principalmente frugívora. Alimentou -se em frutas e sementes caídas de várias espécies de plantas nativas. Seu grande bico enganchado pode ter sido adaptado para quebrar frutas de casca dura abertas. Algumas teorias também sugerem que os Dodos podem ter consumido insetos e outros pequenos animais para complementar sua dieta.
Comportamento social: Acredita -se que os Dodos tenham sido pássaros sociais, vivendo em grupos comunais. Esses grupos provavelmente funcionavam em defesa contra predadores e proteção de seus ninhos e jovens.
habitat e endemismo: Dodos era endêmico da ilha das Maurícias, localizada no Oceano Índico. Eles prosperaram nas florestas exuberantes da ilha, o que lhes proporcionava abundantes recursos alimentares e abrigo.
Extinção: O pássaro Dodo foi extinto no século XVII, principalmente devido a atividades humanas. A chegada dos seres humanos levou à introdução de espécies invasoras, como porcos, cães e gatos, que atacavam ovos e filhotes de Dodo, contribuindo para seu declínio. Além disso, caçar comida, perda de habitat e competição de espécies introduzidas desempenharam papéis significativos na extinção do Dodo.
Ao entender essas diferenças importantes, obtemos informações sobre as características e adaptações únicas do pássaro Dodo, que oferecem informações valiosas sobre a dinâmica e vulnerabilidades do ecossistema que podem informar estratégias de conservação para outras espécies ameaçadas.