# >> Animal de estimação > >> Aves >> Relativo à Birds
A filosofia zen está enraizada na crença de ver o mundo puramente como é, ou como é realmente, sem nenhuma de nossas noções, valores ou desejos preconcebidos. Zen procura alcançar esse estado de pura observação e interconectividade através de várias técnicas de meditação, atenção plena e autodisciplina.
O poema "Meus olhos seguindo até que Bird foi perdido no mar encontrou uma pequena ilha" expressa vários princípios zen.
Impermanência: O poema captura um momento fugaz no tempo, o vôo de um pássaro e seu desaparecimento na vastidão do mar. Isso nos lembra a natureza transitória da vida e seus fenômenos.
Simplicidade: O poema usa linguagem simples e direta, livre de enfeites desnecessários. Essa simplicidade reflete a ênfase zen em tirar o desnecessário de revelar a essência das coisas.
Não-dualismo: O poema confunde a distinção entre o eu e o mundo externo. Os olhos do poeta seguem o pássaro até se fugir com o mar, sugerindo uma sensação de unidade e interconexão entre o observador e o observado.
Deixando ir: A linha final do poema, "Found A Small Island", pode ser interpretada como um momento de realização, uma descoberta que surge de deixar de lado o voo do pássaro. Esse ato de deixar ir ecoa o conceito zen de não atendimento, que incentiva a liberdade dos desejos e 執著.
Em essência, o poema incorpora os princípios zen, apresentando um momento de pura observação, livre de expectativas e apegos, revelando a interdependência de todas as coisas e a interconectividade do eu com o meio ambiente.