# >> Animais de estimação > >> Aves >> Relativo às aves
"Um pássaro no mato" é um provérbio que significa que é melhor ter algo, mesmo que seja pequeno ou incerto do que não ter nada. O provérbio é frequentemente usado para incentivar as pessoas a correr riscos ou a tomar decisões, mesmo que não tenham certeza do resultado. Também pode ser usado para lembrar às pessoas que elas devem ser gratas pelo que elas têm, mesmo que não seja perfeito.
Existem muitas variações desse provérbio, incluindo "um pássaro na mão vale dois no mato" e "um pássaro no mato é melhor do que nenhum". O significado desses provérbios é semelhante, mas a ênfase é um pouco diferente. "Um pássaro na mão vale dois no mato" enfatiza a importância de ter algo certo, mesmo que não seja tão bom quanto outra coisa que é incerta. "Um pássaro no mato é melhor do que nenhum" enfatiza a importância de ter algo, mesmo que seja pequeno ou incerto, do que não ter nada.
Aqui estão alguns exemplos de como esses provérbios podem ser usados:
* Um aluno que está decidindo fazer ou não fazer um teste difícil pode ser incentivado a fazer o teste com o provérbio "um pássaro no mato é melhor que nenhum". Esse provérbio lembraria ao aluno que é melhor tentar falhar do que não tentar.
* Uma pessoa que está decidindo iniciar ou não um novo negócio pode ser incentivado a iniciar o negócio com o provérbio "Um pássaro na mão vale dois no mato". Esse provérbio lembraria à pessoa que é melhor ter um negócio pequeno, mas certo do que ter um negócio maior, mas incerto.
* Uma pessoa grata pelo que tem pode usar o provérbio "Um pássaro no mato é melhor do que nenhum" para se lembrar de que eles devem ser gratos pelo que têm, mesmo que não seja perfeito. Esse provérbio pode ajudar as pessoas a apreciar as coisas que elas têm e evitar que as tomassem como garantidas.