# >> Animais de estimação > >> Aves >> Relativo às aves
pássaros e mamíferos são animais endotérmicos ou de "sangue quente". Isso significa que eles podem manter sua temperatura corporal interna, independentemente da temperatura de seu ambiente. Isso é possível devido a uma alta taxa metabólica, que gera calor.
Para apoiar sua alta taxa metabólica, pássaros e mamíferos precisam de um coração mais complexo. O coração bombeia sangue rico em oxigênio para os tecidos e também bombeia sangue rico em dióxido de carbono para os pulmões. O coração de um pássaro ou mamífero tem quatro câmaras:dois átrios e dois ventrículos. Os átrios são as câmaras superiores e os ventrículos são as câmaras inferiores.
O átrio direito recebe sangue rico em dióxido de carbono do corpo. Este sangue então flui para o ventrículo direito, que o bombeia para os pulmões. Nos pulmões, o dióxido de carbono é exalado e o sangue é oxigenado.
O sangue rico em oxigênio dos pulmões flui para o átrio esquerdo. Este sangue então flui para o ventrículo esquerdo, que o bombeia para o corpo. O sangue rico em oxigênio oferece oxigênio aos tecidos e também remove o dióxido de carbono.
O coração de quatro câmaras de pássaros e mamíferos permite uma circulação eficiente do sangue. Isso é necessário para apoiar sua alta taxa metabólica e manter a temperatura corporal interna.
Por outro lado, ectotérmico ou animais de "sangue frio", como répteis e anfíbios, têm um coração mais simples de três câmaras. Isso é suficiente para a menor taxa metabólica e temperatura corporal variável.