# >> Animais de estimação > >> Aves >> Relativo às aves
1. Isolamento geográfico: Esta é a maneira mais comum que ocorre a especiação. Quando uma população de uma espécie se torna geograficamente isolada da população principal, ela começará a evoluir de forma independente. Isso pode acontecer como resultado de vários fatores, como a formação de uma cordilheira, a inundação de um rio ou a divisão de um continente.
2. Isolamento reprodutivo: Isso ocorre quando duas populações da mesma espécie não são mais capazes de se cruzar. Isso pode ser devido a vários fatores, como uma diferença nos rituais de acasalamento, uma diferença na estrutura de seus órgãos reprodutivos ou uma diferença no momento de seus ciclos reprodutivos.
3. Seleção natural: Este é o processo pelo qual os organismos que são melhor adaptados ao seu ambiente têm maior probabilidade de sobreviver e se reproduzir. Com o tempo, isso pode levar ao desenvolvimento de novas espécies, à medida que os organismos de uma população se tornam cada vez mais diferentes um do outro.
Estes são apenas alguns dos muitos eventos que podem levar à especiação. Na realidade, o processo de especiação geralmente é complexo e multifacetado.