O que é o ciclo de vida das borboletas?

O ciclo de vida da borboleta consiste em quatro etapas. Eles passam por metamorfose, mudando sua estrutura corporal, aparência e forma de locomoção ao longo do caminho.

1. Ovo: A borboleta feminina coloca um ovo minúsculo, redondo, branco ou verde na parte inferior de uma folha. Esses ovos são muito difíceis de identificar. Algumas borboletas depositam um ovo de cada vez, enquanto outras depositam mil.

2. Larva (Caterpillar): A pequena lagarta que emerge tem corpos segmentados e mandíbulas poderosas que permitem comer plantas. As lagartas também têm pequenos filamentos semelhantes a cabelos em seus corpos.

- Comer continuamente crescendo de pequenas a enormes proporções a cada dia que passa.
- Caterpillar derrama sua pele cerca de cinco vezes à medida que cresce.
- Depois de comer, rastejar e crescer, eles pendem de cabeça em um caule ou galho (muda).
- Após sua muda final, a pele endurece e uma lagarta se transforma em uma crisálida.

3. Pupa (crisálida): A lagarta então se prende a um galho e derrama sua pele, entrando no estágio de pupa. A crisálida é um revestimento de proteção difícil que se assemelha a uma vagem de semente. Dentro da crisálida, a lagarta passa por uma transformação dramática, de uma criatura contorcida de partes do corpo segmentadas em uma bela criatura alada.

4. Adulto (borboleta): Após cerca de duas semanas, a crisálida se abre e a borboleta surge. Inicialmente, suas asas são amassadas, mas logo se expandem, e a borboleta começa a voar. As borboletas levam cerca de cinco dias para secar e amadurecer.

O ciclo de vida de uma borboleta varia em comprimento, dependendo da espécie. Algumas espécies podem completar seu ciclo de vida em apenas um mês, enquanto outras podem levar vários meses.