O comportamento humano é adaptativo, instintivo ou aprendido?

O comportamento humano é uma combinação dos três:adaptativo, instintivo e aprendido.

Comportamentos adaptativos são aqueles que nos ajudam a sobreviver e prosperar em nosso ambiente. Elas incluem coisas como encontrar comida, evitar o perigo e cuidar dos nossos jovens. Esses comportamentos são frequentemente aprendidos com nossos pais e outros membros da nossa comunidade, mas também podem ser instintivos.

Comportamentos instintivos são aqueles que estão programados em nossos genes. Eles estão presentes desde o nascimento e não precisam ser aprendidos. Por exemplo, todos os bebês humanos nascem com a capacidade de amamentar. Esse comportamento é essencial para a sobrevivência, pois nos permite beber o leite de nossas mães.

Comportamentos aprendidos são aqueles que adquirimos através da experiência. Eles incluem coisas como linguagem, habilidades sociais e habilidades profissionais. Esses comportamentos podem ser influenciados pelos nossos genes, pelo nosso ambiente e pelas nossas próprias escolhas.

A importância relativa dos comportamentos adaptativos, instintivos e aprendidos varia de comportamento para comportamento. Alguns comportamentos, como respirar, são quase inteiramente instintivos. Outros, como dirigir um carro, são quase inteiramente aprendidos. A maioria dos comportamentos, entretanto, é uma combinação dos três.

Por exemplo, o comportamento alimentar é adaptativo porque nos ajuda a sobreviver. Também é instintivo, pois nascemos com a capacidade de amamentar. Porém, comer também é um comportamento aprendido, pois aprendemos quais alimentos gostamos e como prepará-los.

A interação entre comportamentos adaptativos, instintivos e aprendidos é complexa. No entanto, ao compreender estes diferentes tipos de comportamentos, podemos compreender melhor a nós mesmos e às nossas interações com o mundo que nos rodeia.