#  >> Animais de estimação >  >> Aves >> Tipos de aves

Uma espécie pode ser uma espécie de guarda -chuva e pedra -chave?

Sim, uma espécie pode ser um guarda -chuva e uma espécie de pedra -chave. Por exemplo, o elefante africano (Loxodonta Africana) é considerado uma espécie de guarda -chuva e pedra -chave.

Espécies guarda -chuva são aquelas que requerem grandes áreas de habitat que também apóiam muitas outras espécies. Ao proteger o habitat das espécies abrangentes, podemos proteger indiretamente muitas outras espécies que dependem do mesmo habitat. Os elefantes africanos são espécies abrangentes, pois exigem vastas áreas de terra para pastoreio e movimento, e seu habitat também suporta inúmeras outras espécies, como leões, leopardos, zebras e gnus.

As espécies de pedra -chave são aquelas que têm um impacto desproporcionalmente grande em seu ecossistema em relação à sua abundância. Os elefantes africanos também são considerados espécies de pedra -chave devido ao seu papel na formação do ecossistema africano de savana. São agentes importantes de dispersão de sementes e modificação de habitat, influenciando as comunidades de plantas e fornecendo recursos para outras espécies. Por exemplo, os elefantes criam clareiras na floresta, o que promove o crescimento de pastagens, beneficiando os herbívoros pastando. Eles também cavam orifícios de água durante a estação seca, fornecendo acesso à água para outros animais.

Portanto, o elefante africano serve como um guarda -chuva e uma espécie de pedra -chave, destacando seu significado ecológico e a importância de sua conservação para manter a biodiversidade no ecossistema de savana africana.