# >> Animais de estimação > >> Aves >> Tipos de aves
espécies que evoluíram de um ancestral comum devem compartilhar certas características em comum. Isso ocorre porque eles herdaram essas características de seu ancestral comum. Essas características compartilhadas podem incluir características físicas, comportamentos e até sequências genéticas.
Por exemplo, todos os vertebrados compartilham um ancestral comum que viveu cerca de 525 milhões de anos atrás. Esse ancestral era uma criatura semelhante a peixe que tinha uma espinha dorsal, uma cauda e brânquias. Com o tempo, esse ancestral evoluiu para diferentes espécies de vertebrados, incluindo seres humanos. Todos os vertebrados ainda compartilham algumas das mesmas características que seu ancestral comum, como uma espinha dorsal e uma cauda. No entanto, eles também desenvolveram algumas características únicas, como a capacidade de andar em terra (no caso de humanos).
O estudo das características compartilhadas entre as espécies é chamado de anatomia comparativa. Os anatomistas comparativos comparam as estruturas físicas de diferentes espécies para aprender sobre suas relações evolutivas. Ao estudar características compartilhadas, os cientistas podem rastrear a história da evolução e aprender como diferentes espécies se adaptaram a diferentes ambientes.
Aqui estão alguns exemplos de características compartilhadas que as espécies podem ter herdado de um ancestral comum:
* Recursos físicos: Isso pode incluir coisas como forma do corpo, tamanho, cor e presença ou ausência de certas estruturas.
* Comportamentos : Isso pode incluir coisas como hábitos de alimentação, rituais de acasalamento e interações sociais.
* sequências genéticas: Essas são as instruções transmitidas dos pais para os filhos. Eles podem ser usados para comparar a relação de diferentes espécies.
Ao estudar características compartilhadas, os cientistas podem aprender sobre a história evolutiva de diferentes espécies e como eles se adaptaram aos seus ambientes.