# >> Animal de estimação > >> Gatos >> reprodução Cats
Os ligres são inférteis devido a um fenômeno conhecido como esterilidade híbrida. A esterilidade híbrida ocorre quando duas espécies diferentes acasalam e a prole é incapaz de produzir sua própria prole viável. Esta é uma ocorrência comum em híbridos interespécies, como os ligres, que são o resultado do acasalamento de um leão macho com uma tigresa.
A composição genética dos ligres é complexa, pois eles herdam características tanto de leões quanto de tigres. Isto pode levar a conflitos no desenvolvimento dos seus órgãos reprodutivos, resultando em infertilidade. Além disso, os números cromossômicos de leões e tigres são diferentes, o que pode atrapalhar ainda mais o bom funcionamento do sistema reprodutivo.
Outro fator que contribui para a infertilidade dos ligres é a falta de diversidade genética na população híbrida. Os ligres são frequentemente o resultado de eventos de acasalamento únicos entre leões e tigres, em vez de um programa de reprodução contínuo. Isto significa que existe um conjunto limitado de variação genética dentro da população de ligres, o que pode reduzir as suas hipóteses de produzir descendentes férteis.
Embora tenha havido casos raros de ligres férteis, estes casos são altamente incomuns e a grande maioria dos ligres são inférteis. Esta infertilidade é um fenômeno natural que impede o cruzamento de diferentes espécies e ajuda a manter a integridade genética de cada espécie.