# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Grooming de gatos
É normal que os gatinhos estejam bocais e explorem o mundo com a boca, mas é importante ensinar a eles o que é aceitável e o que não é. Eis por que seu gatinho está fazendo isso e como redirecioná -los:
Por que suas mordidas de gatinho e lambidas
* dentição: Aos 11 semanas, seu gatinho provavelmente está dentado. Suas gengivas estão doloridas e instintivamente mastigam qualquer coisa para aliviar o desconforto.
* Exploração: Os gatinhos usam a boca para aprender sobre o ambiente. Eles estão investigando os dedos, tentando entender o que são.
* Play: Os gatinhos são divertidos e enérgicos. Mortar e lamber podem fazer parte de seu jogo áspero.
* afeto: Alguns gatinhos lambem e mastigam seus humanos como um sinal de afeto, semelhante à maneira como um cachorro pode lamber o rosto do proprietário.
Como parar a mordida e lambendo
1. diga "não" firmemente: Quando seu gatinho morde ou lambe você, diga "não" firmemente e pare de jogar ou interagir.
2. redirecionar: Ofereça um brinquedo ao seu gatinho em vez de seus dedos. Use um brinquedo que incentive mastigação, como um brinquedo de corda ou um brinquedo de borracha.
3. reforço positivo: Quando seu gatinho brinca adequadamente com um brinquedo, elogie -os e dê -lhes um prazer.
4. tempo limite: Se o picador continuar, remova suavemente o gatinho da situação e coloque-os em uma área de "tempo limite" por alguns minutos.
5. Evite alimentação manual: Não alimente seu gatinho diretamente da sua mão. Isso reforça a ideia de que suas mãos são uma fonte de comida.
6. Socialização: Brinque com seu gatinho com frequência e incentive -os a interagir com outros gatinhos ou gatos. Isso os ajuda a aprender o comportamento de jogo apropriado.
7. seja paciente: Leva tempo e consistência para ensinar um comportamento apropriado para gatinhos. Não desanime se o seu gatinho não aprender da noite para o dia.
Nota importante: Se a mordida do seu gatinho é excessiva ou agressiva, ou se está causando dor ou desconforto, é melhor consultar um veterinário ou um comportamento animal certificado. Eles podem ajudá -lo a determinar a causa subjacente e recomendar métodos de treinamento apropriados.