Um gato pode se tornar um risco se não for vacinado?

Sim, um gato pode se tornar um risco se não for vacinado. A vacinação contra doenças como a raiva e o vírus da leucemia felina (FeLV) é importante para proteger os gatos e prevenir a propagação de doenças graves.

Raiva

A raiva é um vírus mortal que pode ser transmitido a humanos e outros animais através da saliva de um animal infectado. A raiva é quase sempre fatal se não for tratada imediatamente. Os gatos podem contrair raiva de animais infectados, como guaxinins, gambás e morcegos.

Vírus da Leucemia Felina (FeLV)

FeLV é um vírus contagioso transmitido pelo contato com gatos infectados. O FeLV pode causar uma variedade de problemas de saúde, incluindo câncer, anemia e distúrbios do sistema imunológico. O FeLV pode ser fatal se não for tratado.

Outras doenças:

Além da raiva e da FeLV, existem diversas outras doenças para as quais os gatos podem ser vacinados, como:

- A Panleucopenia Felina (FPV), também conhecida como cinomose felina, é uma doença viral altamente contagiosa e muitas vezes fatal que afeta gatos de todas as idades.
- O calicivírus felino (FCV) é um vírus respiratório comum que causa infecções respiratórias superiores em gatos, causando espirros, coriza e úlceras na boca.
- O Herpesvírus Felino-1 (FHV-1) é outro vírus respiratório prevalente responsável pela “rinotraqueíte viral felina”, caracterizada por sintomas respiratórios, incluindo espirros e secreção nasal.
- Chlamydia felis é uma infecção bacteriana que afeta a conjuntiva (membrana mucosa do olho) e pode causar conjuntivite (inflamação do olho) em gatos.
- Bordetella Bronchiseptica é um patógeno respiratório bacteriano comumente associado à bronquite infecciosa felina, causando tosse e problemas respiratórios em gatos.

Ao vacinar o seu gato, você pode ajudar a protegê-lo dessas doenças graves e mantê-lo saudável e seguro.