# >> Animal de estimação > >> Gatos >> saúde do gato
Febre de arranhão de gato (também conhecida como doenças de arranhões de gato) é uma infecção bacteriana causada pela bactéria _bartonella henselae _ . Esta bactéria pode ser transmitida de gatos para humanos através de arranhões, picadas ou outras formas de contato.
Enquanto os gatos são os principais transportadores de Bartonella henselae, nem todos os gatos carregam a bactéria. Os gatinhos têm maior probabilidade de serem infectados com Bartonella henselae do que os gatos adultos, e alguns gatos podem transportar a bactéria sem mostrar sinais de doença.
Os sintomas da febre dos arranhões de gatos geralmente se desenvolvem dentro de 1 a 3 semanas após a exposição à bactéria. O sintoma mais comum é um pequeno inchaço ou bolha no local do arranhão ou mordida. Este inchaço ou bolha pode ser acompanhado de inchaço, vermelhidão e ternura. Em alguns casos, a febre dos arranhões de gato também pode causar febre, dor de cabeça, dores musculares, fadiga e náusea.
A febre do arranhão de gatos é geralmente uma doença suave e não requer tratamento. No entanto, em alguns casos, os antibióticos podem ser prescritos para tratar a infecção. Indivíduos com sistemas imunológicos enfraquecidos devem procurar atendimento médico se desenvolverem sintomas de febre de arranhões de gatos.