# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Saúde dos gatos
Sim, estar perto de uma pessoa que possui um gato pode definitivamente afetar suas alergias, mesmo que você não interaja diretamente com o gato. Aqui está o porquê:
* alérgenos transferidos facilmente: Os alérgenos de gatos, principalmente proteínas em sua saliva, urina e bandeira (pele morta), podem se apegar a roupas, móveis e até partículas de ar. Quando alguém que possui um gato entra em contato com você, esses alérgenos podem transferir.
* Exposição indireta: Mesmo se você não acariciar o gato, ainda poderá ser exposto a alérgenos através do ar ou tocando superfícies com as quais o gato esteve em contato.
* Contaminação cruzada: Os alérgenos de gatos podem viajar em roupas, sapatos, bolsas e até animais de estimação. Isso significa que, mesmo que alguém não seja dono de um gato, ele ainda poderá pegar alérgenos de alguém que o faz.
Aqui estão algumas dicas para minimizar a exposição:
* Evite contato próximo: Se você sabe que é alérgico, é melhor evitar contato próximo com pessoas que possuem gatos.
* Lave as mãos com frequência: Lavar as mãos depois de tocar em qualquer coisa que possa ter entrado em contato com um gato pode ajudar a impedir que os alérgenos se espalhem.
* Trocar de roupa: Se você esteve em um gato, é uma boa ideia trocar de roupa e lavá -las separadamente.
* purificadores de ar: Um purificador de ar com um filtro HEPA pode ajudar a remover alérgenos de gato do ar.
* Limpeza regular: As superfícies de aspirar e polvilhares regularmente podem ajudar a reduzir a quantidade de alérgenos em sua casa.
Se você estiver experimentando sintomas de alergia, é importante consultar um alergista. Eles podem ajudá -lo a determinar a gravidade de sua alergia e recomendar opções de tratamento, como medicamentos para alergia ou imunoterapia.