# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Saúde dos gatos
Infelizmente, não há um teste definitivo único para confirmar um diagnóstico de doença de arranhões de gatos (DCR).
Eis o porquê e quais testes são normalmente usados:
* CSD é causado pelas bactérias Bartonella henselae. Esta bactéria é comum em gatos, e a maioria dos gatos com as bactérias não mostra sinais de doença.
* Os sintomas de CSD são frequentemente inespecíficos. Muitas outras condições podem causar sintomas semelhantes, como linfonodos inchados, febre e fadiga.
* Teste para Bartonella henselae é difícil. Os testes atuais não são muito sensíveis ou específicos, o que significa que eles podem produzir resultados falsos positivos ou falsos negativos.
Aqui está o que os médicos normalmente fazem para diagnosticar CSD:
* histórico médico completo e exame físico: O médico perguntará sobre seu contato com gatos e qualquer exposição potencial a arranhões ou picadas. Eles também examinarão seus linfonodos e procurarão outros sinais de doença.
* exames de sangue: Esses testes podem procurar anticorpos para Bartonella henselae, mas os resultados geralmente não são confiáveis, especialmente no início da infecção.
* Biópsia: Uma pequena amostra do linfonodo inchado pode ser removido e examinado sob um microscópio. Esta é a maneira mais confiável de confirmar um diagnóstico, mas nem sempre é necessário.
* Outros testes: Seu médico também pode solicitar testes para descartar outras possíveis causas de seus sintomas, como infecção bacteriana, infecção viral ou doença autoimune.
O diagnóstico é frequentemente baseado em:
* Uma história de exposição a gatos
* Os sintomas característicos do CSD
* exclusão de outras causas possíveis
Se você tiver preocupações com o CSD, converse com seu médico. Eles podem ajudá -lo a entender seu risco individual e recomendar o melhor curso de tratamento.