# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Saúde dos gatos
Não são os próprios gatos que causam alergias, mas uma proteína chamada Fel d 1 Encontrado em sua saliva, urina e pêlo (flocos de pele morta).
Aqui está como funciona:
* Fel D 1 entra no pêlo do gato e depois nas superfícies, no ar e até em você.
* Quando as pessoas com alergias respiram ou tocam Fel D 1 , o sistema imunológico deles reage como se fosse uma ameaça.
* Essa reação desencadeia a liberação de histamina, que causa sintomas de alergia como espirros, nariz escorrendo, coceira nos olhos e erupções cutâneas.
Então, enquanto todos os gatos produzem FEL D 1, alguns gatos produzem mais do que outros. Fatores como:
* raça: Sabe -se que certas raças, como gatos siberianos, produzem menos fel. 1.
* Idade: Os gatinhos e os gatos mais velhos tendem a produzir menos gatos adultos do que os gatos adultos.
* Tipo de revestimento: Gatos de cabelos curtos podem produzir menos gatos do que os gatos de cabelos compridos, mas esse nem sempre é o caso.
* hábitos de limpeza: Os gatos que são frequentemente escovados e banhados podem ter níveis mais baixos de FEL D 1 em seu pêlo.
* dieta: Alguns estudos sugerem que certas dietas podem reduzir a produção de FEL D 1, embora mais pesquisas sejam necessárias.
É importante observar que mesmo um gato "hipoalergênico" ainda pode desencadear alergias em algumas pessoas. O termo "hipoalergênico" é enganoso porque nenhuma raça de gato é verdadeiramente hipoalergênica. No entanto, certas raças podem produzir menos FEL D 1, tornando -as uma opção melhor para pessoas com alergias leves a moderadas.
Se você tem alergias de gatos, a melhor maneira de determinar quais gatos você pode tolerar é gastar tempo com gatos diferentes e ver como você reage. Você também pode falar com seu alergista sobre testes de alergia Para determinar seus gatilhos específicos.