# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Os gatos como animais de estimação
Depois que seus gatinhos são retirados, uma mãe gato pode experimentar uma série de emoções e comportamentos. Aqui está como ela pode reagir:
1. ansiedade e estresse: A mãe gato pode se sentir ansiosa e estressada devido à súbita ausência de seus gatinhos. Ela pode miar ou chamar com frequência, procurando por eles.
2. confusão: Ela pode estar confusa e desorientada, sem entender por que os gatinhos não estão mais com ela. Isso pode levar ao ritmo ou inquietação.
3. pesar: A mãe gato pode exibir sinais de tristeza, como apetite, letargia ou retirada social diminuída. Ela pode passar um tempo deitado na área de nidificação ou lugares onde os gatinhos costumavam estar.
4. Comportamento de nidificação: Alguns gatos da mãe podem continuar exibindo comportamento de nidificação mesmo depois que os gatinhos se foram. Eles podem reunir cobertores ou brinquedos na área de nidificação, como se estivessem se preparando para o retorno dos gatinhos.
5. Alterações do corpo: O corpo da mãe gato pode passar por mudanças à medida que sua produção de leite diminui gradualmente. Suas glândulas mamárias podem se tornar menores e ela pode experimentar ingurgitamento e desconforto.
6. buscando atenção: Ela pode procurar mais atenção e carinho de seus companheiros humanos, tentando preencher o vazio deixado por seus gatinhos.
7. Alterações hormonais: As flutuações hormonais que ocorrem depois que os gatinhos são retirados podem afetar o comportamento da mãe gato. Ela pode exibir vocalizações, marcação ou mudanças aumentadas em suas interações com outros gatos.
8. PERÍODO DE TRANSIÇÃO : O comportamento da mãe gato pode normalizar com o tempo, à medida que ela se ajusta à ausência de seus gatinhos. No entanto, é importante ser paciente e fornecer -lhe cuidados e apoio extras durante esse período de transição.
Vale a pena notar que cada gato mãe pode responder de maneira diferente à separação de seus gatinhos. Alguns podem se recuperar rapidamente, enquanto outros podem levar mais tempo para se ajustar. Fornecer um ambiente seguro e confortável, nutrição adequada e companheirismo podem ajudar a mãe a lidar com essa mudança.