# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Os gatos como animais de estimação
Existem muitas razões possíveis pelas quais seu gato pode estar experimentando abortos recorrentes. Algumas das causas mais comuns incluem:
- anormalidades uterinas. Certas anormalidades na estrutura ou função do útero podem dificultar a transferência de um gato. Essas anormalidades podem incluir:
- Adesões uterinas:são faixas de tecido cicatricial que podem se formar no útero após uma gravidez ou cirurgia anterior. As aderências podem bloquear os tubos de falópio ou impedir que os ovos fertilizados implantam adequadamente.
- Septos uterinos:são paredes de tecido que dividem o útero em dois ou mais compartimentos. Os SEPTAs podem impedir que os ovos fertilizados atinjam o local de implantação ou podem fazer com que o útero se contraia prematuramente.
- Tumores uterinos:eles podem crescer no útero e reivindicar os embriões em desenvolvimento ou interferir no suprimento de sangue.
- fatores genéticos. Alguns gatos podem ter maior probabilidade de sofrer abortos devido a fatores genéticos. Isto é especialmente verdadeiro para certas raças, como gatos siameses e birmaneses.
- Doenças infecciosas. Certas infecções, como o vírus da leucemia felina (FELV) e o vírus da imunodeficiência felina (FIV), podem causar abortos em gatos.
- deficiências nutricionais. Uma dieta deficiente em certos nutrientes, como proteínas, cálcio e vitamina A, também pode levar a abortos.
- fatores ambientais. A exposição a certas toxinas, como chumbo, mercúrio e pesticidas, também pode causar abortos em gatos.
- idade . Os gatos mais velhos são mais propensos a experimentar abortos do que os gatos mais jovens. Isso ocorre porque seus órgãos reprodutivos não são tão saudáveis e são mais propensos a ter outros problemas de saúde que podem contribuir para aborto.
- trauma . O trauma físico, como ser atingido por um carro ou cair de uma altura, também pode causar aborto espontâneo.
Se o seu gato estiver experimentando abortos recorrentes, é importante ver um veterinário para determinar a causa. Seu veterinário realizará um exame físico e poderá recomendar testes adicionais, como um ultrassom ou exames de sangue. Depois que a causa for determinada, seu veterinário recomendará o melhor curso de tratamento.
Em alguns casos, os abortos podem ser inevitáveis. No entanto, seguindo essas dicas, você pode ajudar a reduzir o risco de aborto e dar ao seu gato a melhor chance de ter uma gravidez saudável.