# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Os gatos como animais de estimação
Gatos recebem pulgas de algumas maneiras:
1. Contato com outros animais:
* gatos infectados: Esta é a maneira mais comum. Um gato saudável pode pegar pulgas de outro gato que já as possui.
* cães infectados: As pulgas podem pular entre gatos e cães; portanto, se o seu gato brinca com um cachorro cheio de pulgas, poderá pegá-los.
* Vida selvagem: Gatos, especialmente aqueles com acesso ao ar livre, podem pegar pulgas de animais selvagens, como esquilos, coelhos ou até pássaros.
2. O ambiente:
* pulgas podem viver no ambiente: As pulgas podem sobreviver por um longo tempo no ambiente, principalmente em áreas onde há outros animais de estimação ou vida selvagem. Eles podem colocar ovos em tapetes, roupas de cama, móveis ou mesmo no solo.
* pulgas podem ser trazidas para o lar: Mesmo que você não tenha animais de estimação, as pulgas podem ser trazidas para sua casa em sapatos, roupas ou mesmo em móveis.
3. Outros fatores:
* temperaturas quentes: As pulgas prosperam em temperaturas quentes, tornando -as mais comuns em climas mais quentes ou durante os meses de verão.
* alta umidade: As pulgas também preferem ambientes úmidos.
Como evitar pulgas:
* tratamentos de pulgas regulares: Use medicamentos de pulgas, como tratamentos tópicos, medicamentos orais ou colares de pulgas.
* Preparação: Escove regularmente o gato para remover pulgas e seus ovos.
* Bedding de lavagem: Lave as roupas de cama do seu gato frequentemente em água quente para matar pulgas e seus ovos.
* Vacuum: Apire sua casa regularmente, especialmente áreas onde seu gato passa tempo.
* Trate seu quintal: Se você tiver um quintal, considere usar um produto de controle de pulgas para matar pulgas no ambiente.
É importante observar que as pulgas podem ser um problema sério para os gatos. Eles podem causar irritação na pele, anemia e até infestações de tênia. Se você suspeitar que seu gato tem pulgas, é importante ver seu veterinário para obter tratamento.