# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Relativo a gatos
Garras retráteis
Todos os gatos possuem garras retráteis, o que é uma das características mais marcantes da família felina. Essas garras ficam escondidas dentro de uma bainha de pele quando não estão em uso, mas podem ser estendidas quando necessário para caçar, escalar ou se defender. As garras também são utilizadas para coçar, o que ajuda a mantê-las afiadas e saudáveis.
Almofadas para patas
Os gatos também têm almofadas nas patas, que são almofadas macias e carnudas que amortecem os pés. Essas almofadas para as patas ajudam a distribuir o peso uniformemente e proporcionam tração ao caminhar ou correr. Eles também atuam como amortecedores e ajudam a proteger os dedos dos pés do gato contra lesões.
Formato do dedo do pé
A maioria dos gatos tem cinco dedos em cada pata dianteira e quatro dedos em cada pata traseira. Os dedos dos pés estão dispostos em forma de leque, sendo o dedo mais interno o mais longo. Os dedos dos pés também possuem garras afiadas, que são usadas para caça, escalada e defesa.
Glândulas odoríferas
Os gatos também têm glândulas odoríferas localizadas nas patas. Essas glândulas liberam feromônios, que são usados para comunicação entre gatos. As glândulas odoríferas estão localizadas entre os dedos dos pés e na parte inferior das patas.