# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Relativo a gatos
"Gato de dente Sabre" é realmente um pouco impróprio. Não é uma espécie única, mas um termo usado para um grupo de mamíferos predatórios pré -históricos com caninos superiores aumentados .
Aqui está o que os torna únicos:
* caninos longos e curvos: Sua característica mais impressionante era a parte superior extremamente longa e curvada, que poderia ter até 12 polegadas de comprimento em algumas espécies. Esses dentes foram projetados para perfurar e rasgar, provavelmente usados para derrubar grandes presas.
* Grupo diverso: O termo "gato dente Sabre" abrange muitas espécies diferentes que evoluíram independentemente, em vários continentes e períodos de tempo. Eles não estavam todos intimamente relacionados.
* não verdadeiros gatos: Enquanto o nome deles sugere uma conexão, os gatos com dentes de sabre não estão intimamente relacionados aos felinos modernos. Eles pertencem a várias famílias, incluindo os Nimravidae (falsos dentes de sabre), Barbuofelidae e Machairodontinae (True Saber-toths).
* extinto: Todas as espécies conhecidas de gatos com dentes de sabre foram extintos entre 10.000 e 2,5 milhões de anos atrás.
Exemplos de gatos com dentes de sabre:
* Smilodon: Talvez o mais famoso, o Smilodon fosse um gato grande e poderosamente construído, com enormes caninos. Eles são frequentemente chamados de "tigres de dente de sabre", mas não estavam intimamente relacionados aos tigres.
* homotérum: Esse gênero incluiu uma variedade de espécies com caninos um pouco mais curtos, mas ainda é incrivelmente poderoso.
* MeGarteon: Este gato tinha uma cordilheira óssea distinta sobre seus olhos e caninos incrivelmente longos.
Como eles caçaram:
Há um debate em andamento sobre como os gatos de dentes de sabre caçados. Alguns cientistas acreditam que usaram seus caninos para dar uma mordida poderosa ao pescoço de suas presas, enquanto outros sugerem que eles poderiam ter usado para infligir feridas cortantes.
A extinção dessas criaturas magníficas continua sendo um mistério, embora a mudança climática, a concorrência com outros predadores e mudanças na disponibilidade de presas sejam todos fatores possíveis.