Como funciona os olhos de um gato?

Os gatos têm visão incrível, particularmente em condições de pouca luz. Aqui está um colapso de como seus olhos funcionam:

Recursos exclusivos:

* tapetum lucidum: Essa camada iridescente por trás da retina reflete a luz de volta através da retina, ampliando efetivamente a sensibilidade à luz em até seis vezes em comparação aos seres humanos. É por isso que os olhos dos gatos parecem brilhar no escuro.
* Alunos grandes: Os alunos dos gatos podem dilatar muito mais do que os alunos humanos, permitindo que eles reunam mais luz em condições fracas. Em luz brilhante, suas pupilas se contraem em fendas estreitas para minimizar o brilho.
* Campo visual superior: Eles têm um campo de visão mais amplo do que os humanos, permitindo que eles vejam mais arredores sem mover a cabeça.
* Excelente visão noturna: Essa combinação de recursos oferece aos gatos uma visão noturna excepcional, permitindo que eles vejam em ambientes onde os humanos lutariam para ver formas.

como seus olhos funcionam:

1. A luz entra: A luz entra no olho através da córnea , uma camada externa transparente.
2. foco: A luz passa pela pupila , um buraco controlado pela íris que regula a quantidade de luz que entra no olho. A luz então atinge a lente , uma estrutura transparente que concentra a luz na retina na parte de trás do olho.
3. processamento de retina: A retina contém células fotorreceptoras chamadas hastes e cones . As hastes são altamente sensíveis à pouca luz e são principalmente responsáveis ​​pela visão em preto e branco. Os cones são responsáveis ​​pela visão de cores e exigem mais luz para funcionar.
4. Transmissão de sinal: Quando a luz atinge as células fotorreceptoras, elas enviam sinais para o nervo óptico , que carrega as informações para o cérebro.
5. Interpretação cerebral: O cérebro processa os sinais do nervo óptico, criando uma imagem visual.

Limitações:

Apesar de sua visão noturna impressionante, os gatos têm certas limitações:

* Percepção de cor: Os gatos são dicromatas, o que significa que só vêem duas cores principais (provavelmente verde e azul) e lutam para ver tons de vermelho e laranja.
* Visão de close-up: Sua visão de close não é tão nítida quanto os humanos, e é por isso que eles podem esbarrar nas coisas de perto.
* pontos cegos: Como todos os animais, os gatos têm pontos cegos diretamente atrás deles e acima de suas cabeças.

No geral, os gatos desenvolveram adaptações notáveis ​​em seus olhos que lhes permitem prosperar em condições de pouca luz e navegarem em seus ambientes de maneira eficaz. Sua visão é uma prova de sua biologia única e fascinante.