# >> Animais de estimação > >> Gatos >> Relativo a gatos
Sim, os gatos podem absolutamente conseguir que os parasitas estejam lá fora. Aqui está o porquê:
* infestações de pulgas e carrapatos: Sulas e carrapatos são parasitas ao ar livre comuns. Eles podem prender o pêlo do seu gato, se alimentar de sangue e transmitir doenças como a doença de Lyme, o vírus da leucemia felina (FELV) e o vírus da imunodeficiência felina (FIV).
* lombadas e tênias: Esses parasitas internos são frequentemente apanhados por gatos que comem presas infectadas, como roedores ou pássaros.
* Centro: Os mosquitos podem transmitir larvas de minhoca, que podem causar sérios problemas respiratórios e cardíacos em gatos.
* RingWorm: Uma infecção fúngica que pode ser captada de solo contaminado ou animais infectados.
* ácaros: Essas criaturas microscópicas vivem no canal da orelha de um gato e causam coceira intensa e irritação.
Aqui estão algumas coisas a ter em mente:
* A prevenção é chave: Usar preventivos de pulgas e carrapatos, desparastar regularmente e manter o ambiente do seu gato limpo pode ajudar a minimizar o risco de parasitas.
* sintomas a serem observados: Se você notar seu gato arranhando excessivamente, perdendo peso, tendo diarréia, tossindo ou vomitando, consulte um veterinário.
É importante lembrar que mesmo os gatos internos correm o risco de parasitas se forem expostos a pulgas, carrapatos ou presas infectadas.