# >> Animal de estimação > >> Cães >> saúde do cão
Se é inteligente levar seu cachorro de férias depende de vários fatores, incluindo a idade, a saúde e o temperamento do cachorro, bem como a natureza das férias. Aqui estão algumas considerações:
Idade: Filhotes com menos de 12 semanas não devem viajar porque seu sistema imunológico não está totalmente desenvolvido e são mais suscetíveis a infecções.
Saúde: Verifique com seu veterinário se seu filhote está saudável e apto para viajar. As vacinas, desparasitação e prevenção contra pulgas/carrapatos devem estar em dia.
Temperamento:Filhotes com disposição ansiosa ou nervosa podem não ser adequados para ambientes novos e potencialmente estressantes.
Destino: Considere o local e as atividades planejadas para suas férias. O destino aceitará animais de estimação? Existem parques ou trilhas onde seu cachorro pode correr e brincar?
Duração: Filhotes podem precisar de idas ao banheiro, refeições e atenção mais frequentes do que cães adultos.
Leve em consideração a duração da viagem e o quão bem seu filhote lida com passeios de carro ou outros meios de transporte.
Alojamento: Escolha acomodações que aceitem animais de estimação e que permitam conforto e segurança ao seu filhote. Certifique-se de que o espaço seja à prova de cachorros.
Atendimento de emergência: Pesquise e identifique clínicas veterinárias locais na área de férias em caso de algum problema de saúde.
Preparação: Acostume gradualmente seu filhote ao carro ou transportadora, fazendo passeios curtos antes da viagem. Leve suprimentos essenciais, como comida, água, brinquedos, roupas de cama e um kit de primeiros socorros.
Treinamento comportamental: Comece o treinamento de obediência e socialização antes das férias. Um filhote bem comportado é mais fácil de manejar em novos ambientes.
Estadia: Se você tiver dúvidas ou se seu filhote não estiver pronto para férias completas, você pode optar por um “staycation”, onde explorará locais que aceitam animais de estimação perto de sua casa.
Em última análise, a decisão de levar o seu cachorro de férias deve ser tomada com base nestas considerações e na sua avaliação pessoal das necessidades e bem-estar do seu cachorro. Se você decidir ir em frente, a preparação e o planejamento adequados garantirão uma experiência mais segura e agradável para você e seu companheiro peludo.