# >> Animais de estimação > >> Cães >> Saúde dos cães
Possíveis causas:
Problemas dentários: Alguns problemas dentários, como dor de dente ou dente fraturado, podem dificultar a alimentação do cão. Verifique se há sinais óbvios de problemas dentários na boca do seu cão, como dentes quebrados, sangramento nas gengivas ou salivação excessiva.
Corpo estranho esofágico: Algo pode estar preso no esôfago do seu cão, impedindo que o alimento passe para o estômago. Os sinais de corpo estranho esofágico incluem regurgitação (extrair comida ou água não digerida), tosse, engasgos e dificuldade para engolir.
Corpo estranho gástrico: Semelhante a um corpo estranho esofágico, algo pode estar bloqueando a saída do estômago e impedindo a passagem do alimento para o intestino delgado. Os sinais de corpo estranho gástrico incluem vômito, dor abdominal e diminuição do apetite.
Obstrução intestinal: Esta é uma condição grave que ocorre quando algo bloqueia a passagem de alimentos e líquidos pelo intestino. O bloqueio pode ser causado por uma variedade de coisas, como objetos estranhos, tumores ou estenoses (estreitamento dos intestinos). Os sinais de obstrução intestinal incluem vômito, diarréia, dor abdominal e falta de apetite.
Doença sistêmica: Qualquer doença sistêmica pode fazer com que os cães parem de comer como resultado de um mal-estar geral. As causas comuns incluem infecções, doenças hepáticas, doenças renais e câncer.
É importante levar seu cão ao veterinário caso ele pare de comer para descobrir a causa do problema e iniciar o tratamento adequado. O veterinário pode recomendar testes de diagnóstico, como exames de sangue, raios X ou ultrassom, para determinar o que está errado.