# >> Animais de estimação > >> Cães >> Saúde dos cães
1. Não enxaguar bem :Certifique-se de enxaguar bem o shampoo da pelagem do seu cão, pois os resíduos podem causar um odor desagradável.
2. Infecção bacteriana ou fúngica :Verifique se há sinais de infecção na pele, como coceira constante, vermelhidão e secreção. Consulte um veterinário se suspeitar de uma infecção.
3. Problemas na glândula anal :Glândulas anais excessivamente cheias ou impactadas podem produzir um mau cheiro. Se o seu cão escorrega ou lambe o traseiro com frequência, consulte um veterinário.
4. Infecção de ouvido :Verifique se há sinais de problemas de ouvido, como balançar a cabeça, coçar as orelhas e odor desagradável nas orelhas.
5. Má higiene dental :Problemas dentários como acúmulo de placa bacteriana e doenças gengivais podem causar mau hálito. Escove os dentes do seu cão regularmente e agende limpezas dentárias no veterinário.
6. Dieta :Alguns alimentos podem afetar o odor corporal de um cão. Considere mudar para uma dieta de alta qualidade, evitando restos de comida e garantindo que seu cão não coma.
7. Casaco molhado/úmido :Uma pelagem úmida pode promover o crescimento bacteriano e o odor. Certifique-se de secar bem o seu cão após o banho e evite deixá-lo molhado por longos períodos.
8. Alergias de pele :Alergias a alimentos, fatores ambientais ou picadas de pulgas podem causar problemas de pele e odores desagradáveis. Consulte um veterinário se suspeitar de alergias.
9. Distúrbios endócrinos :Em casos raros, condições médicas como o hipotireoidismo podem afetar a pelagem e a pele de um cão, causando problemas de odor.
10. Rolando em substâncias desagradáveis :Os cães podem rolar em substâncias fedorentas, como animais mortos ou lixo. Mantenha seu cão longe desses itens e lave-o se necessário.
11. Não tomar banho com frequência :alguns cães podem precisar de banhos mais frequentes, principalmente se passarem muito tempo ao ar livre ou tiverem algum problema de pele específico.