# >> Animal de estimação > >> Cães >> saúde do cão
1. Saboneteira: Misture algumas gotas de detergente em uma tigela com água morna. Molhe o pêlo do seu cão com água e sabão, evitando os olhos e a boca, e deixe descansar por alguns minutos. Enxágue bem. O detergente sufocará as pulgas e seus ovos.
2. Vinagre de maçã: Misture partes iguais de vinagre de maçã e água em um borrifador. Pulverize a mistura na pelagem do seu cão, evitando os olhos e a boca. O vinagre mata as pulgas ao contato e seu cheiro é desagradável para elas, ajudando a repeli-las.
3. Álcool isopropílico: Mergulhe uma bola de algodão em álcool isopropílico e aplique-a diretamente nas pulgas do seu cão. Isso matará as pulgas com o contato. Evite usar muito álcool isopropílico, pois pode ressecar e irritar a pele do seu cão.
4. Alho: Alho esmagado e até mesmo alho em pó funcionam bem como repelente natural de pulgas. Basta esfregar um pouco de alho amassado ou polvilhar um pouco de alho em pó na pelagem do seu cão. No entanto, alguns cães podem desenvolver intolerância ao alho se for usado em excesso, então comece com uma pequena quantidade.
5. Óleo de Neem: Dilua o óleo de nim com água de acordo com as instruções da embalagem e borrife na pelagem do seu cão. O óleo de nim mata as pulgas com o contato e as repele com seu forte odor.
6. Terra diatomácea de qualidade alimentar: Polvilhe terra diatomácea (DE) de qualidade alimentar no pêlo, na roupa de cama e em toda a casa do seu cão. DE é um pó natural que desidrata e mata pulgas.
Nota :Esses remédios não são tão eficazes quanto os tratamentos veterinários e podem não ser adequados para todos os cães. Alguns deles, como o alho, podem até ser tóxicos para os cães se usados em grandes quantidades. Pode ser necessário experimentar para encontrar uma solução que funcione para o seu animal de estimação e sempre consultar o seu veterinário antes de tentar qualquer remédio caseiro.