# >> Animais de estimação > >> Cães >> Saúde dos cães
As uvas são tóxicas para os cães e podem causar insuficiência renal. A substância exata das uvas que causa essa toxicidade é desconhecida, mas acredita-se que seja um composto chamado ácido tartárico. O ácido tartárico é encontrado em muitas frutas e vegetais, mas está presente em concentrações mais elevadas nas uvas.
A quantidade de uvas que pode causar toxicidade em cães varia de cão para cão. Alguns cães podem precisar comer apenas algumas uvas para ficarem doentes, enquanto outros podem comer uma quantidade maior sem problemas. A gravidade da toxicidade também varia de cão para cão. Alguns cães podem apresentar apenas sintomas leves, como vômitos e diarreia, enquanto outros podem desenvolver sintomas mais graves, como insuficiência renal.
Não existe antídoto específico para a toxicidade da uva em cães. O tratamento geralmente envolve cuidados de suporte, como fluidos intravenosos e medicamentos para ajudar a proteger os rins. Se o seu cão comeu uvas, é importante levá-lo imediatamente ao veterinário.
Além das uvas, existem várias outras frutas e vegetais que podem ser tóxicos para os cães. Estes incluem:
* Cebola
* Alho
* Cebolinha
* Chalotas
* Alho-poró
*Nozes de macadâmia
* Abacates
* Chocolate
Se você não tem certeza se um determinado alimento é seguro para o seu cão, é melhor agir com cautela e evitar oferecê-lo a ele.