# >> Animais de estimação > >> Cães >> Saúde dos cães
O medo é de grande valor de sobrevivência para os cães, assim como é para muitos outros animais. O medo motiva os cães a evitar o perigo, fugir dos predadores e se proteger e seu território.
A resposta do medo de um cão pode ser desencadeada por possíveis perigos, como pessoas ou animais estranhos, barulhos altos ou movimentos repentinos. Quando o estímulo medo é detectado, o sistema nervoso de um cães libera hormônios como adrenalina, o que aumenta sua frequência cardíaca, taxa de respiração e tensão muscular. Essa resposta de "luta ou fuga" prepara o cão para atacar a ameaça percebida ou escapar rapidamente.
Além disso, o medo também pode levar a um cão a buscar apoio social de seres humanos ou de outros indivíduos familiares, fortalecendo seus laços sociais e aumentando as chances de sobrevivência em ambientes de grupo. Além disso, o medo pode levar ao aumento da vigilância e consciência dos arredores, ajudando os cães a navegar em possíveis riscos com mais eficiência.
No entanto, o medo excessivo ou a ansiedade crônica pode ser problemática e pode exigir modificações comportamentais ou assistência de comportamentos animais para garantir o bem-estar geral do cão.